Superesportes

Líder Vasco inicia segundo turno cauteloso contra Brasiliense

postado em 25/08/2009 08:00
Depois de golear o Ipatinga por 4 x 0 e se isolar na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro com 39 pontos, o Vasco começa a sua participação no segundo turno nesta terça-feira, às 21 horas (de Brasília), quando visita o Brasiliense no Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF).

Os cariocas tiveram dificuldades para bater esse adversário no primeiro turno, quando fizeram apenas 1 x 0 no Rio de Janeiro. Porém, o Jacaré vem perdendo fôlego na disputa e, depois de ter encostado na zona de classificação, acabou caindo na tabela. Após empate sem gols com o Vila Nova, fora de casa, na rodada passada, figura na décima posição com 27 pontos.

Dorival Júnior, técnico do Vasco, porém, ainda tem na memória as dificuldades que sua equipe encontrou quando enfrentou o Brasiliense na estreia na competição. Por isso mesmo ele alertou seus comandados a tomarem o máximo de cuidado neste compromisso.

"No segundo turno, vamos ter uma noção melhor de nossos adversários, pois já enfrentamos eles. Sei que as equipes mudaram em relação ao começo da disputa, mas o Brasiliense continua tendo um bom time, contando com atletas rodados e experientes e, com certeza, vai nos dar muito trabalho", disse Dorival.

"O fato de eles estarem vindo de um empate não muda nada, até porque eles atuaram longe de casa", continuou, mostrando conhecimento do rival. O treinador entende que os compromissos neste segundo turno tendem a ser mais complicados para o Vasco justamente pelo fato de os cariocas terem assumido a liderança.

"O Vasco será ainda mais visado por ter conseguido chegar ao topo da tabela, pois nossos adversários agora entrarão em campo bem mais ligados e dispostos a fazer de tudo para pontuar contra a nossa equipe. O preço que o líder paga é esse. Mas nós estamos trabalhando com os pés no chão e entendendo que teremos muitas dificuldades pela frente", afirmou o técnico.

"O jogo em Brasília é apenas mais um complicado e temos que procurar desempenhar um bom papel", disse Dorival. Para os atletas vascaínos, os problemas que eles encontrarão no Distrito Federal são os mesmos já listados pelo comandante. Mas eles apostam na boa fase para superá-los.

"Sabemos que o Brasiliense vai querer ganhar essa partida de qualquer maneira, que eles estarão motivados por enfrentarem o líder e por jogarem com o apoio da torcida. Mas nós estamos passando por um grande momento e não queremos que ele acabe nesta terça-feira. Portanto, vamos com tudo em busca dos três pontos", disse o atacante Elton.

Dorival não poderá contar com o atacante Elton, vetado por conta de lesão no pé direito. Melhor para Aloísio Chulapa, que, enfim, terá a oportunidade de começar jogando. Por opção do treinador, Fagner barra Paulo Sérgio na lateral direita. Pelo lado do Brasiliense, o técnico Heriberto da Cunha quer ver seu time se impondo desde o primeiro minuto.

"Vamos jogar em casa e apenas a vitória vai permitir a nossa equipe se aproximar da zona de classificação para a elite do futebol brasileiro, que é a nossa prioridade. Por isso mesmo, temos que impor o nosso ritmo de jogo desde o primeiro momento, sem permitir que o Vasco se sinta à vontade", ensinou Heriberto.

Para este jogo, o treinador terá a estreia do lateral direito Anderson e o retorno do atacante Abuda, que volta de suspensão. Com isso, Juninho e Flávio deixam a equipe, com Rodriguinho voltando ao meio-de-campo.

FICHA TÉCNICA - BRASILIENSE-DF x VASCO-RJ

Local: Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF)
Data: 25 de agosto de 2009 (Terça-feira)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza (PR) e Bruno Boschilia (PR)

BRASILIENSE:
Guto, Anderson, Aílson, César Gaucho e Edinho; Pedro Ayub, Flávio, Rodriguinho e Éder; Thiago Félix e Abuda
Técnico: Heriberto da Cunha

VASCO:
Fernando Prass, Fagner, Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Aloísio Chulapa
Técnico: Dorival Júnior

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação