Superesportes

Após golearem, Ceará e Juventude duelam

postado em 25/08/2009 10:51
A auto-estima está em alta. A rodada passada foi de goleada. Entretanto, as coincidências entre Ceará e Juventude, adversários na noite desta terça-feira, não vão além disso. A partida das 21h50 (Brasília) terá um time nas primeiras posições da tabela, diante de outro brigando para não cair. Realidades diferentes que se encontram no gramado do Castelão, pela primeira partida do segundo turno da Série B.

Dono de uma ascensão surpreendente nas últimas rodadas, o Ceará bateu sem dó nem piedade o América-RN por 5 x 1, em Natal, na última rodada. A goleada como visitante surpreendeu aos próprios jogadores. Para manter o bom desempenho, o técnico PC Gusmão terá de ter habilidade para lidar com os desfalques.

No gol, Lopes está suspenso. Marcelo Bonan será o seu substituto. Na zaga, Fabrício, com lesão muscular fica fora. Jorge Henrique entrará na vaga. No meio-campo, Careca cumprirá suspensão automática. No seu lugar ingressa Heleno, que não atuou no Rio Grande do Norte pelo mesmo motivo. O único setor que não mudará é o ataque, que seguirá tendo Wellington Amorim e Mota.
[SAIBAMAIS]
Golear não faz parte da rotina do Juventude na Série B. Vencer o Guarani por 4 x 1, na sexta-feira, trouxe confiança para os jogadores. A vitória elástica diante de um time ocupante das primeiras posições serve como um sinal de que o trabalho está sendo bem feito e subir na tabela é possível. Porém, o clube gaúcho chegou a uma situação em que fazer bem a sua parte não é suficiente. Os jogos do fim de semana não foram favoráveis ao Alviverde, que voltou à zona de rebaixamento. Com 22 pontos, os caxienses, em 18; lugar, precisam novamente vencer e de resultados paralelos para conseguirem respirar com mais calma após cinco rodadas.

Se a situação ainda não é a ideal, a vida está melhorando. Aos poucos, o departamento médico vai esvaziando e o técnico Ivo Wortmann consegue ter mais opções para armar sua estratégia de jogo. Após um turno inteiro, pela primeira vez a equipe poderá ser repetida. Todos os jogadores que disputaram a rodada passada estão à disposição. A grande briga por uma vaga de titular será entre Mendes e Marcos Denner no ataque. O primeiro é o artilheiro da temporada, mas está atritado com a torcida devido às atuações irregulares. O segundo marcou três gols diante do Bugre e deve seguir jogando.

Outra opção de mudança para Wortmann está no meio-de-campo. O treinador pode reforçar a marcação da equipe fora de casa, colocando o volante Gustavo no lugar do meia Léo Dias. Porém, esta é uma troca mais remota. De resto, a escalação não muda.

O adversário desta noite não deixa de ser um exemplo para os gaúchos. Dono da última vaga dentro do G4, o Ceará amargou no começo do torneio as últimas posições da tabela. Na sétima rodada, estava entre os rebaixados. A arremetida ocorreu e o quarto lugar com 33 pontos é comemorado com satisfação. Com São Caetano e Ponte Preta na cola, o Vovô quer se distanciar de quem está atrás e, quem sabe, encostar no líder Vasco.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ X JUVENTUDE

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 25 de agosto de 2009, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Assistentes: Roberto Tadeu Alves e Márcio freire Lopes (ambos da PB)

CEARÁ: Marcelo Bonan; Jorge Henrique, Erivélton e Anderson; Boiadeiro, Heleno, João Marcos, Geraldo e Fábio Vidal; Wellington Amorim (Preto) e Mota
Técnico: PC Gusmão

JUVENTUDE: Juninho; Luiz Felipe, Douglas, Nenê e Bruno Teles; Jackson, Lauro, Léo Dias, Lopes e Zezinho; Marcos Denner (Mendes)
Técnico: Ivo Wortmann

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação