postado em 25/08/2009 16:11
A brasileira Mirlene Picin venceu de maneira inédita o sprint dos 7,5km do Campeonato Sul-americano de biatlo (esporte olímpico de inverno que reúne tiro e esqui nórdico). Aproveitando-se dos pontos da conquista em Portillo, no Chile, Picin ainda levou o título do Campeonato Brasileiro dos 7,5km.
Com pouco mais de um ano praticando o esporte, a brasileira foi precisa durante a disputa dos 7,5km e completou a prova com quase dois minutos de vantagem da segunda colocada, a chilena Ana Maria Palma. Picin ainda atirou rápido e esquiou muito forte, para garantir a primeira colocação.
Segundo Henrique Dias, superintendente técnico da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), a evolução que os esportes de neve vem tendo no Brasil está sendo satisfatória.
"O Brasil iniciou sua participação no cenário mundial no Biathlon de Inverno somente em 2006, e diante de uma rápida evolução já possui atletas de alto rendimento e também um juiz internacional. Na última temporada ficamos muito próximo da classificação para o Campeonato Mundial. Estamos começando nossa caminhada a largos passos, almejando a classificação para os Jogos Olímpicos de Sochi 2014, e esta medalha de ouro do Campeonato Sul-Americano vem confirmar a nossa evolução", comemorou Dias.
Entre os homens, Leandro Ribela ficou com a 11ª colocação e foi o melhor brasileiro classificado na prova.