postado em 26/08/2009 11:07
Com apenas 19 anos e em sua primeira participação no Campeonato Mundial de judô, Sarah Menezes já terá a chance de disputar uma medalha. Derrotada nas quartas de final do peso ligeiro (até 48 quilos) na manhã desta quarta-feira, a jovem superou a primeira fase da repescagem e só precisa de mais uma vitória para faturar o bronze.
Após abrir sua participação na Holanda vencendo a argentina Paula Pareto, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim, e a russa Liudmila Bogdanova, Menezes também bateu a bielo-russa Volha Leshchanka. Contra a atual quinta colocada do Europeu, a brasileira começou perdendo por uma punição, mas empatou na mesma moeda e depois abriu vantagem com dois yuko seguidos.
Quarta colocada do ranking de sua categoria nesta temporada, a brasileira se sagrou em campeã mundial júnior em 2008, mesmo ano no qual não teve sucesso nos Jogos Olímpicos de Pequim, e até aqui só foi derrotada na Holanda pela romena Alina Dumitru: vencedora daquela competição chinesa, ela triunfou com um yuko que levou a representante canarinha ao choro.
Primeira atleta da história do Piauí a participar de um Mundial sênior, Sarah Menezes pode deixar Roterdã na verdade com um sorriso: disputa a medalha de bronze ainda nesta quarta-feira na rodada final da repescagem contra a sul-coreana Chung, dona da quinta posição do ranking. A asiática realizou semifinais bastante equilibradas contra a espanhola Oiana Blanco, que só chegou à decisão por causa da decisão dos juízes após um empate.