postado em 26/08/2009 12:43
O desempenho da seleção brasileira masculina de judô na abertura do Campeonato Mundial não foi muito expressivo, mas ainda assim a equipe teve uma participação indireta na primeira medalha de ouro distribuída na Holanda. No peso ligeiro (até 60 quilos), o ucraniano Georgii Zantaraia, algoz de Denílson Lourenço na primeira rodada, sagrou-se campeão.
No início da manhã desta quarta-feira (horário de Brasília), Lourenço acabou surpreendido pelo rival e não permaneceu sobre o tatame por muito tempo, sendo rapidamente batido por dois wazari. A partir daquele momento, Zantaraia, que nem sequer participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, embalou até superar na decisão com um rápido ippon o japonês Hiroaki Hiraoka.
Fechando o pódio da categoria, destaque para o azarão italiano Elio Verde. O jovem de 21 anos chegou a Roterdã sem jamais ter conquistado medalhas em competições importantes, porém acabou faturando o bronze. O outro terceiro colocado foi o armênio Hovhannes Davtyan, vice-colocado do Campeonato Europeu em 2008.