postado em 26/08/2009 16:57
Ao lado da companheira Sandra Pires, Jaqueline Silva foi a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica em Atlanta-1996. No próximo dia 1; de setembro, a ex-jogadora receberá o prêmio de Campeã da Unesco pelo Esporte, honraria que já foi conferida a nomes como Pelé, Michael Schumacher e Sergey Bubka, na sede da entidade, em Paris.O título é um reconhecimento aos atletas de ponta que promovem os valores da educação e das atividades esportivas como forma de construir um futuro melhor para os jovens. Em visita à sede da Unesco, representantes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro aproveitaram para apresentar aos membros da entidade os projetos comandados pela ex-atleta desde 2002.
"Não estava esperando por esse prêmio, por isso fiquei muito feliz e orgulhosa por ter sido escolhida. A Unesco é uma organização com grande importância para o desenvolvimento da humanidade. Fazer parte dessa lista de dez atletas, sendo a única brasileira além do Pelé, é uma honra muito grande", diz Jackie Silva, que atendeu cera de 3 mil pessoas em Vigário Geral, Cidade de Deus, Salgueiro, Copacabana e Leblon.
Atualmente, Jackie está à frente do projeto "Atletas Inteligentes", que ensina os fundamentos do vôlei de praia para 70 jovens de 12 a 20 anos na Praia de Ipanema. O objetivo é promover a integração e inclusão social, além de revelar novos talentos para a modalidade. Para participar dos treinos e competições, o aluno tem que estar matriculado na escola ou faculdade.
"Fico muito feliz por poder contribuir com a formação de tantos pequenos cidadãos. O esporte é uma forma saudável e divertida de se oferecer oportunidades a estes jovens, independentemente de seu padrão socioeconômico. Isso é só o começo. Ainda tenho muito que fazer pelo bem do esporte e da sociedade", garante a atleta, que atuou tanto na quadra como na praia.