postado em 26/08/2009 15:29
A Federação Inglesa (FA) anunciou nesta quarta-feira que investigará a partida entre West Ham e Millwall, válida pela Copa da Liga inglesa, que reacendeu violentamente uma rivalidade extrema em Londres, com conflito entre torcedores e diversos feridos fora do estádio e invasões de campo dentro do Upton Park.
"Nós condenamos completamente a desordem que aconteceu em Upton Park", afirmou o porta-voz da FA. "Trabalharemos ao lado de ambas as partes, polícia e clubes, para solucionar os fatos desses eventos". No entanto, os times envolvidos escaparão de uma punição mais severa, uma vez que a federação entende que não são diretamente culpados.
"Não condenarei o West Ham ou o Millwall por nenhuma de suas atitudes. Ao menos não neste momento. Sabemos que houve grande esforço das duas partes para tentar eliminar os problemas de violência", declarou Adrian Bevington, diretor de comunicação da instituição.
A repercussão da confusão excedeu a cidade de Londres e atingiu toda a Inglaterra. O ministro dos esportes, Gerry Sutcliffe, também se mostrou favorável à punição dos culpados. "Fizemos muitos progressos, nos últimos vinte anos, para atacar o hooliganismo neste país, e não vamos tolerar qualquer retorno aos dias escuros das décadas de 1970 e 1980, quando isso atormentou o jogo", disse.
Por meio de nota oficial, o West Ham também repreendeu sua integrantes de sua própria torcida, prometendo medidas drásticas. "Uma atitude rápida será tomada assim que possível, e iremos banir os responsáveis pela desordem", relatou a nota.