postado em 26/08/2009 18:12
Um dos aspirantes à uma vaga na Fórmula 1 na próxima temporada, Bruno Senna foi convidado pelos administradores do Circuito de Abu Dhabi para a apresentação das categorias-suporte do primeiro GP da principal categoria do automobilismo mundial no autódromo. O piloto brasileiro visitou as instalações do Yas Marina Circuit nesta quarta-feira, percorreu o traçado de 5.550 metros em um carro de passeio e voltou impressionado.
"A pista tem 18 metros de elevação e ficou pronta com grande antecedência em relação à data da prova. Com isso, o asfalto terá o prazo de cura necessário para evitar o risco de se soltar quando os carros começarem a andar", elogiou Bruno. As obras do complexo continuam em ritmo acelerado para a corrida de fechamento do campeonato, marcada para o dia 1º de novembro. Algumas áreas, no entanto, já estão completamente concluídas.
De acordo com Bruno, as novidades no projeto assinado pelo arquiteto alemão Herman Tilke surpreenderão pilotos, público e telespectadores. "A saída do pit lane se dá por meio de um túnel que passa sob a pista. Algumas arquibancadas, como a do Setor Oeste, são coladas no circuito. Nesta, localizada num dos grampos do traçado, a área de escape fica embaixo do público. É um ponto onde os carros frearão violentamente depois de chegar perto dos 300 km/h. Quem passar reto, vai parar debaixo da galera", contou.
O circuito tem várias curvas de baixa velocidade, que seguem o padrão dos últimos autódromos que entraram no calendário da Fórmula 1 com a chancela de Tilke. No entanto, Bruno acredita que o traçado oferece alguns bons pontos de ultrapassagem. "Eu diria até que é bastante seletivo. Não é como o do Bahrein, onde dá para passar em pelo menos quatro lugares, mas dá para ganhar posições, sim. A reta de 1,2 km, que será a maior da Fórmula 1, vai ajudar neste aspecto", previu.
A configuração do Yas Marina Circuit deixou o sobrinho do tricampeão Ayrton Senna animado. "Algumas curvas são muito loucas e passam muito perto do muro, como na Fórmula Indy. Acho que ficou uma mistura legal", disse. As instalações para as equipes, convidados e imprensa também chamaram a atenção. "Os boxes, em número de 40, são enormes. A exemplo das áreas vips e do centro de mídia para 600 jornalistas, têm dois andares e terraço", explicou.
Segundo ele, a meta do governo é transformar o circuito em uma arena multiuso. "Uma das arquibancadas, por exemplo, pode ser usada como auditório e espaço para shows, já que dispõe de acústica excelente. O hotel está quase terminado e vai deixar todos de boca aberta", declarou. Além da Fórmula 1, o programa oficial do GP de Abu Dhabi será completado pela Fórmula GP2 Ásia, Porsche Cup e Supercars V8. "Se houver uma proposta para correr nessas categorias, é claro que vou considerá-la", disse Bruno.