Superesportes

Acompanhe um dia de Rebeca na academia

Correio acompanha um dia de malhação de Rebeca Gusmão. Na academia, ela faz séries com carga impensável até mesmo para homens treinados

postado em 27/08/2009 08:48

A brasiliense Rebeca Gusmão, 25 anos, ainda aguarda a decisão de seu recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), com sede em Lausanne, na Suíça, cuja decisão determinará se ela poderá voltar a nadar ou se seguirá banida do esporte por ter sido condenada por doping. Enquanto o CAS não se pronuncia, Rebeca se mantém longe das piscinas, porém perto dos pesos e alteres. Além do futebol (é atacante do Cresspom), ela segue malhando diariamente e cumprindo uma rotina iniciada há 13 anos. A diferença é que hoje a candanga está ainda mais forte. A prova disso são as incríveis séries que ela cumpre na academia Metabolismo, no Lago Norte.

Rebeca: O Correio acompanhou um dia de musculação de Rebeca Gusmão e comprovou o inusitado: ela é capaz de superar a maioria dos homens comuns quando o assunto é levantamento de peso. Para se ter uma ideia, na série mais forte de supino reto (levantamento de peso deitado), a brasiliense ergueu, repetidas vezes, 120 quilos, carga impensável para a grande maioria dos marmanjos frequentadores de academias e marombados em geral.

;É impressionante mesmo;, afirma o personal trainner de Rebeca, Renato Ferreira. ;Essas cargas que ela faz dificilmente um homem consegue levantar. Não estando muito bem treinado, um cara comum não faz;, garante Renato. Ele calcula que um camarada de 1,80m e cerca de 85kg que nunca malhou levaria cinco anos para chegar à série que Rebeca faz hoje. ;E mesmo assim com um trabalho específico de força e uma alimentação especial orientada.;

Rebeca se orgulha de tanta força. ;Eu sempre gostei muito de malhar;, frisou. ;E sempre tive muita força. Eu zerei minha primeira máquina de musculação (usar o peso máximo do aparelho) quando tinha 13 anos;, contou. ;Nunca disse que malhava por causa da natação. Existem coisas que eu não fazia quando nadava e hoje faço. Nunca tinha malhado ombro ou perna;, continuou. ;Antes, eu trabalhava os grupos musculares que eu usava na natação. E só malhava três vezes por semana. Hoje malho todos os dias e trabalho tudo, perna, ombro;;, ressaltou.

Aos 24 anos, Lucas Frederico, 1,82m e 82kg, malha há 4 anos. E ele confessa que está longe de encarar os 120 quilos que Rebeca ergue no supino. ;Meu máximo são 90 quilos;, contou. ;Acredito que com um ano de trabalho, pegando pesado, talvez eu conseguisse levantar 120 quilos. Realmente o que ela faz é impressionante;, declarou.

Dicas e conselhos para ficar sarado

A rotina semanal de Rebeca na academia é pautada por três tipos de série: às segundas-feiras, ela trabalha ombros e pernas. Às terças, malha costas e tríceps e, às quartas, exercita peito e bíceps. Depois, reinicia o ciclo a partir de quinta-feira.

Quando trabalha peito e bíceps, como aconteceu ontem, o dia na academia começa com um aquecimento e depois atravessa cinco etapas (veja quadro). Mas nada chama mais atenção do que a série que ela faz no supino.

Tanto tempo de malhação permitiu que Rebeca Gusmão aprendesse muitas manhas sobre musculação e com isso ela hoje é capaz de dar conselhos. ;Se alguém que quiser começar a treinar disser que vai levantar 100 quilos de supino eu vou dizer que não dá;, explicou. ;Para conseguir isso, obviamente, vai depender da genética da pessoa. Mas mesmo alguém com boa genética pode levar anos para conseguir. Tudo depende de um trabalho sério;, orientou.

Outro ponto fundamental que Rebeca destacou é que ninguém deve, jamais, se aventurar a tentar erguer grandes cargas no supino sozinho. ;Isso nunca deve ser feito. É preciso sempre ter alguém para ajudar, porque a pessoa pode sentir cãibras ou um estiramento e se o ferro cair sobre o peito com certeza a pessoa vai se machucar;, alertou.

13 anos de evolução

Rebeca explicou que para chegar a levantar suas impressionantes marcas no supino (ela já chegou a erguer 140 quilos) foram necessários vários anos de treino e dedicação. ;Desde novinha eu já levantava muito peso. Toda a minha família tem um biotipo forte. Com 13 anos eu já fazia 30 quilos regularmente;, garantiu.
Com atuais 16% de percentual de gordura no corpo, Rebeca, 1,79m e 90kg, garante que está muito mais forte do que era quando nadava em alto nível. ;Tenho muito mais músculo agora. Estou com 10 quilos a mais do que tinha no Pan do Rio, mas é muito mais músculo;, explicou.

Correio acompanha um dia de malhação de Rebeca Gusmão. Na academia, ela faz séries com carga impensável até mesmo para homens treinados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação