Superesportes

Parece bete, mas não é

Campeonato Brasileiro da modalidade criada na Inglaterra será disputado sábado e domingo na Esplanada dos Ministérios. Quatro times buscam o título

Gustavo Ribeiro
postado em 27/08/2009 09:17

Se você já foi criança ou ainda é, então algum dia já jogou bete. Mas se já cresceu e precisa de algum requinte para preservar um hobby dos tempos de infância, jogar críquete pode ser uma boa opção. O esporte criado na Inglaterra tem regras básicas similares à brincadeira praticada nas ruas brasileiras. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a modalidade estrangeira ; mas já com diversos adeptos no país ; terá uma ótima oportunidade neste sábado e domingo, quando será disputado o Campeonato Brasileiro, na Esplanada dos Ministérios.

O fisioterapeuta Rudyard faz parte do CandangosEm Brasília, o críquete teve início nas embaixadas e começou a conquistar praticantes nacionais em 2005, depois que o presidente da Associação Brasileira de Críquete, o australiano Ian Webster, propôs que o esporte fosse ensinado na Universidade de Brasília (UnB). Alguns estudantes, como o fisioterapeuta Rudyard Hartmann, se destacaram pelo interesse e habilidade, transformando-se em figuras cativas nas partidas dos gringos. Em pouco tempo, angariaram suficiente número de interessados para formar um time totalmente verde e amarelo ; o Candangos.

;Além de gostar muito de bete, minha paixão pelo críquete se deve, também, às oportunidades que tive como atleta. Pratiquei polo aquático por 11 anos e nunca cheguei à Seleção. Agora, realizo o sonho de todo esportista de vestir as cores do Brasil;, comenta o orgulhoso capitão do Candangos.

A equipe rivaliza com o Brasília Cricket Club, o time dos estrangeiros. Juntos, os dois grupos serão os anfitriões do Campeonato Brasileiro, formando uma equipe mista. A competição ainda terá os selecionados dos estados de São Paulo e Paraná. O torneio será preparatório para a Liga Mundial, em outubro, no Chile. A disputa nacional terá um atrativo especial: a participação da Seleção feminina brasileira de críquete, que vai jogar apenas em caráter de apresentação.

Cultura de rua


O bete é um jogo de rua que descende do críquete. O objetivo principal é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os tacos, no centro do campo, pontuando cada vez que realizam o movimento.

Serviço

Ficou interessado e quer conhecer um pouco mais de críquete? Mande um e-mail para os praticantes: rudyardh@hotmail.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação