postado em 27/08/2009 12:15
Apesar de estar totalmente recuperado das lesões musculares que o incomodaram no início da temporada e jogando normalmente com a camisa da Internazionale de Milão, o experiente volante Patrick Vieira foi deixado de lado pelo técnico Raymond Domenech na convocação da seleção francesa divulgada nesta quinta-feira.
O ex-capitão perdeu espaço entre os 23 favoritos do treinador e não ajudará os Bleus nos dois próximos confrontos da equipe pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo da África do Sul, dia 5 de setembro, diante da Romênia, em Paris, e dia 9 contra a Sérvia, em Belgrado.
O treinador alegou que Vieira ainda não está em suas condições físicas ideais e, portanto, pouco acrescentaria ao time na luta por um lugar na próxima Copa. Em contrapartida, outro jogador que passou as últimas semanas lesionado, Franck Ribéry, do Bayern de Munique, foi chamado e integrará o grupo.
A briga por duas posições no ataque promete, já que a lista de Domenech é composta pelos artilheiros Anelka, do Chelsea, Henry, do Barcelona, Gignac, do Toulouse (goleador do último Nacional), e Benzema, que vive grande fase no Real Madrid. Loic Rémy, do Niza, corre por fora na disputa.
O jogo contra os sérvios será uma verdadeira decisão para os franceses, que ocupam a segunda posição no Grupo 7, com 13 pontos, cinco a menos que os rivais, mas com uma partida a menos disputada. Um tropeço pode deixar os campeões do mundo de 1998 com um pé na repescagem.
A lista completa dos jogadores da França para os dois próximos jogos das Eliminatórias é a seguinte:
Goleiros: Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Marsella) e Cédric Carrasso (Burdeaux)
Defensores: Eric Abidal (Barcelona), Julien Escudé(Sevilla), Patrice Evra (Manchester United), Rod Fanni (Rennes), William Gallas ( Arsenal), Bacary Sagna(Arsenal), Sébastien Squillaci (Sevilla) e Gael Clichy(Arsenal)
Meio-campistas: Alou Diarra (Burdeaux), Lassana Diarra Real Madrid), Yoann Gourcuff (Burdeaux), Florent Malouda (Chelsea), Jérémy Toulalan (Lyon), Franck Ribéry (Bayern de Munique) e Abou Diaby (Arsenal)
Atacantes: Nicolas Anelka (Chelsea), Karim Benzema (Lyon), Thierry Henry (Barcelona), André-Pierre Gignac (Toulouse) e Loic Rémy (Niza)