postado em 28/08/2009 08:00
Foi no Rio Parnaíba, no Piauí, que Marli Veras de Souza deu as primeiras braçadas, aos 5 anos de idade. Na adolescência, desafiava a natureza e fazia a travessia de uma margem a outra, mesmo sabendo que isso poderia custar uma surra de cinto do pai. Por muitas vezes, chegou a salvar a vida de garotos que se afogavam no local.Mas com a idade adulta vieram a família e o trabalho como auxiliar de informática. O tempo ficou escasso e ela teve de definir prioridades. Se afastou da natação. Nada definitivo, porém. Depois de 40 anos, Marli, já aposentada, voltou às águas em 2006 com o pretexto de ocupar o tempo. A iniciativa rendeu mais do que o esperado. Especialista nas provas de 50m livre e 50m costas, ela tem uma coleção de mais de 100 medalhas, que exibe na parede da sala de casa, em Taguatinga. Aos 62 anos, ainda carrega a mesma paixão e o entusiasmo pela natação. ;Cada vez que ganho é uma emoção diferente;, vibra.
Marli tem cumprido o dever de casa nas piscinas. No último torneio em que participou, semana passada, no Clube do Exército, conquistou três medalhas na categoria 60 a 64 anos ; ouro (revezamento 4 x 100 medley), prata (100m costas) e bronze (50m crawl).
Apesar de não mirar recordes nem torneios internacionais, ela leva o trabalho a sério. Diariamente, pega um ônibus em Taguatinga e vai até o parque aquático do Complexo Esportivo Ayrton Senna ; a cerca de 20km de distância. ;Acordo cedo todos os dias, vou para a musculação e em seguida nado;, explica. Ela ainda arruma tempo para cuidar da casa e dos pais.
Saúde
Marli se orgulha de passar longe das doenças típicas da terceira idade, como diabetes e pressão alta. ;Meu vício, meu remédio, minha doença é a natação.;
A paixão, no entanto, nem sempre rende alegrias. Quando questionada sobre o apoio que recebe da família, ela fica com os olhos marejados e lamenta. ;Somente uma irmã me apoia. Eu só queria um abraço deles (mãe e irmãos). Um parabéns;, afirma.
A nadadora recupera rápido o astral quando lembra que tem fãs. Entre eles, o pai, Joaquim, 88 anos, e a filha, Camila, 19. ;Minha filha fala de mim para as amigas com orgulho. A natação me eleva, me dá alegria. Quero nadar até morrer.;
; Quem é ela?
Nome: Marli Veras de Souza
Nascimento: 17/9/1946 ; Parnaíba (PI)
Idade: 62 anos
Altura: 1,62m
Peso: 67kg
Categoria: 60 a 64 anos
Principais resultados:
; campeã brasileira master (abril, em Goiânia)
; prata nos 50m costas e bronze nos 100m costas e 50m livre, no Campeonato Brasiliense
master (abril)
; Ouro nos 50m costas, prata nos 100m costas e bronze nos 50m crawnl no Campeonato Brasiliense master (agosto 2009)
; Parada obrigatória
A menos de um mês do próximo desafio ; o Campeonato Brasileiro, entre 26 e 27 de setembro, em Ribeirão Preto (SP) ;, Marli de Souza conta os dias para voltar aos treinos. Ela está parada porque a piscina passa por reforma. Com a pausa, aproveita para estudar os ídolos pela TV ; é fã dos campeões olímpicos e mundiais Cesar Cielo e Michael Phelps.
Como uma boa atleta, costuma priorizar uma alimentação equilibrada, mas não abre mão de um belo prato de feijoada. ;Até um vinho eu tomo de vez em quando. Minha saúde é a natação.;