postado em 28/08/2009 13:15
As japonesas seguem com tudo no Mundial de judô, que será realizado até domingo, na Holanda. Nesta sexta-feira, as atletas nipônicas conquistaram o terceiro êxito em quatro categorias já disputadas.
A medalha de ouro do dia foi para Yoshie Ueno, que bateu a local Elisabeth Willeboordse na decisão das meio-médios (até 63 quilos). Com isso, ela uniu-se às compatriotas Tomoko Fukumi e Misato Nakamura, campeãs respectivamente das categorias ligeiro (até 48 quilos) e meio-leve (até 52 quilos).
Até o momento, apenas a leve Kaori Matsumoto falhou na busca pelo primeiro lugar, dividindo a quinta posição com a brasileira Rafaela Silva. Se continuarem neste ritmo, as meninas do Japão têm tudo para superar a melhor campanha do país em Mundiais, alcançada em 1999, com quatro ouros, uma prata e um bronze.
Por outro lado, o masculino do país não está nada bem e soma apenas uma medalha até agora: a prata de Hiroaki Hiraoka entre os ligeiros (até 60 quilos). Nesta sexta-feira, o russo Ivan Nifontov triunfou entre os meio-médios (até 81 quilos), passando pelo bielo-russo Siarhei Shundzikau em sua última luta.
"Acho que ainda nem percebi que ganhei", comentou Nifontov, que bateu o campeão olímpico Ole Bischof na semifinal. "Não tive medo dele e entrei na luta para vencer", destacou.