Aquecendo a rivalidade entre Brasil e Argentina, o time comandado por Moncho Monsalve bateu os medalhistas de bronze nos últimos Jogos Olímpicos. A vitória da Seleção de basquete masculino foi por 76 x 67, na tarde desta sexta-feira, pela Copa América, que está sendo realizada em San Jose (Porto Rico).
Embalados com duas boas vitórias (sobre República Dominicana e Venezuela), o Brasil soube equilibrar a partida no início e passou a se destacar principalmente quando a bola caia nas mãos das duas estrelas do time: Alex Garcia e Leandrinho Barbosa. Com os dois jogadores fazendo uma partida consistente, o time nacional começou a abrir vantagem e terminou o primeiro tempo com 12 pontos à frente: 37 x 23.
Na segunda etapa, a Seleção Brasileira manteve o bom ritmo e ampliou a vantagem, que chegou a ser de 16 pontos, graças ao bom desempenho de toda a equipe, em especial de Marcelinho Huertas, que voltou ligado na partida.
Sem forçar muito a defesa dos hermanos, os brasileiros passaram a apenas administrar a ótima vantagem conquistada durante a partida. Enquanto isso, os adversários conseguiam bons lances apenas nas mãos da estrela do time: o ala Luis Scola, que defende o Houston Rockets na NBA.
Três pontos
O quarto quarto foi marcado por uma tentativa de reação dos argentinos, que chegaram a diminuir a diferença para cinco pontos. Só não embalaram graças a Leandrinho, que acertou a mão nos três pontos e deixou os brasileiros mais tranquilos.
O que parecia impossível há um ano aconteceu: o Brasil, que não vai para os Jogos Olímpicos desde 1996, derrubou com autoridade a Argentina, campeã olímpica em Atenas-2004.