A expectativa era de mais uma festa da torcida do Vasco no Maracanã. Porém o time carioca foi surpreendido pelo Ceará, que deixou o Rio de Janeiro com uma vitória por 2 a 0 conquistada na noite desta sexta-feira na abertura da 21; rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
[SAIBAMAIS]Com o resultado, o time carioca permaneceu na liderança com 42 pontos, mas pode ser superado neste sábado pelo Atlético-GO, que tem três pontos a menos e visita o Bragantino. Se vencerem, os goianos assumirão a primeira posição por causa do número de vitórias. Já os cearenses, que tiveram seus gols anotados por Wellington Amorim e Mota, chegaram aos 37 pontos, se mantendo na zona de classificação.
As duas equipes voltam a campo no próximo sábado, às 16h10 (horário de Brasília). O Vasco visita o Atlético-GO no Estádio Serra Dourada, em Goiânia Já o Ceará, em Fortaleza, mede forças com o Bahia.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, com o Vasco tentando tomar a iniciativa de jogo, enquanto o Ceará procurava congestionar o meio-de-campo e impedir os avanços cruzmaltinos. Nos primeiros minutos o time carioca, na base da velocidade, até conseguiu assustar. Aos cinco minutos, Paulo Sérgio cobrou falta e o goleiro Lopes fez grande defesa. Três minutos depois, num rápido contra-ataque, Adriano rolou para Enrico, que chutou para fora, desperdiçando grande oportunidade.
Com o passar do tempo o Ceará conseguiu bloquear o avanço dos laterais e neutralizar os pontos de criatividade do Vasco, que passou a errar muitos passes. Neste cenário o time carioca assustava apenas em jogadas individuais.
Numa delas, aos 23 minutos, Adriano se livrou de dois zagueiros e chutou para fora, com muito perigo.Aos 39 minutos, Souza acionou Adriano na área, o atacante dominou e chutou de primeira, mas Lopes fez boa defesa. O goleiro cearense, por sinal, voltou a salvar sua equipe dois minutos depois, ao defender cabeçada de Gian após cobrança de escanteio de Paulo Sérgio.
Para se ter uma ideia da retranca armada pelo Ceará, o goleiro Fernando Prass só teve trabalho aos 42 minutos. Geraldo cruzou e Wellington Amorim cabeceou raspando o travessão.
Assim como no primeiro tempo, a segunda etapa começou muito equilibrada, com o Vasco encontrando as mesmas dificuldades de antes. O Ceará, por sua vez, continuava esperando um erro do rival para abrir o marcador e isso aconteceu aos 17 minutos.Vilson errou na saída de jogo, Jorge Henrique roubou a bola e rolou para o chute certeiro de Wellington Amorim.
Depois de levar o gol, o Vasco passou a atacar na base do desespero. O time carioca abusava das jogadas aéreas, facilmente neutralizadas pelo setor defensivo cearense. Além disso, os atletas do time anfitrião mostravam afobação em chutes de fora da área, como um de Souza, aos 28 minutos, que passou longe do gol.
O Ceará tirou proveito da desorganização do Vasco para ampliar aos 39 minutos. Jorge Henrique puxou contra-ataque e acionou Mota na área. O atacante só teve o trabalho de vencer o goleiro vascaíno. Depois disso os cearenses só tiveram o trabalho de tocar a bola e administrar a vantagem até o apito final do árbitro.
Ficha técnica
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de agosto de 2009 (Sexta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Devarly Rosario (ES)
Assistentes: Katiuscia Mendonça (Fifa-ES) e Antônio Carlos de Oliveira (ES)
Público: 25.360 pagantes
Cartões amarelos: Phillipe Coutinho, Adriano e Souza (Vasco); Careca, Anderson e Heleno (Ceará)
Gols: CEARÁ - Wellington Amorim, aos 17 minutos e Mota aos 39 minutos do segundo tempo
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico (Phillipe Coutinho) e Alex Teixeira; Adriano (Robinho) e Alan Kardec (Rodrigo Pimpão)
Técnico: Dorival Júnior
CEARÁ: Lopes, João Marcos, Erivélton e Anderson; Boiadeiro, Heleno, Careca, Geraldo (Esley) e Fábio Vidal (Jorge Henrique); Wellington Amorim (Mizael) e Mota
Técnico: Paulo César Gusmão