postado em 28/08/2009 23:39
A Portuguesa finalmente reencontrou o caminho das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, na estreia de Vagner Benazzi e na iminente despedida do meia-atacante Edno, a Lusa derrotou fora de casa o Fortaleza por 1 a 0, e decretou o final do jejum de seis partidas sem resultados positivos na competição nacional.Com a vitória diante do Tricolor de Aço, a equipe do Canindé chegou aos 31 pontos e subiu para a sétima colocação. Em contrapartida, o Fortaleza estacionou nos 22 pontos e segue na 18; posição, em plena zona do rebaixamento e ameaçadíssimo de cair à Série C.
Na próxima rodada, a Portuguesa terá pela frente o Figueirense, nesta terça-feira, às 21h. Por outro lado, o Fortaleza entra em campo apenas no dia 5 para encarar o Brasiliense, em plena Boca do Jacaré, às 18h30.
O jogo
Sob muita pressão da torcida lusitana, a Portuguesa começou a partida no estádio Castelão adotando uma postura mais conservadora e apostando suas opções ofensivas no talento do meia-atacante Edno. Em contrapartida, o Fortaleza buscava se impor, mas a falta de qualidade no passe e a ansiedade nas finalizações impedia o time da casa de dominar o confronto.
[SAIBAMAIS]Dessa forma, a Lusa passou a se soltar conforme o tempo avançava no cronômetro e chegou ao primeiro gol. Com 20 minutos, o volante Marco Antônio descolou lindo passe para Anderson Paim. O lateral esquerdo invadiu a área e chutou forte, sem chances para o goleiro Douglas.
O gol animou a Lusa, que se manteve no campo de ataque e teve mais duas oportunidades de aumentar o marcador. Aos 23, Edno cruzou na cabeça de Zé Carlos. O atacante desviou firme e a bola passou à direita da meta do Fortaleza. Três minutos depois, o ex-atacante do Cruzeiro partiu para a jogada individual, driblou o zagueiro e chutou forte, exigindo uma grande defesa de Douglas.
Sem criatividade no meio-campo e com pouca movimentação ofensiva, o Tricolor de Aço assustou o gol de Lúcio apenas nas bolas paradas. Primeiramente aos 36, quando Saulo cobrou com categoria e a bola raspou o ângulo esquerdo do goleiro luso. Em seguida aos 42, através de um outro chute bem colocado, desta vez de Marcelo Nicácio, com uma boa defesa do camisa 1.
Necessitando da reação, o Fortaleza cresceu na partida durante o segundo tempo e passou a criar mais oportunidades de gol. Marcelo Nicácio teve duas chances de marcar e desperdiçou ambas. A primeira logo nos segundos iniciais, quando o atacante recebeu a bola em condições de empatar o confronto, mas isolou a bola. Aos 14 minutos, Nicácio fez tudo certo e chutou com precisão, entretanto o goleiro Lúcio salvou a Lusa.
A partida caiu muito de rendimento durante o segundo tempo. Confirme anunciara antes do confronto, ainda no reconhecimento do gramado, o atacante Edno deixou a Portuguesa aos 24 minutos e deu lugar para Héverton, se despedindo da equipe do Canindé. Mais recuada, a Lusa administrou a posse de bola até o final para garantir a primeira vitória depois de seis jogos.
Ficha técnica
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 28 de agosto de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Jorge Santos de Araújo e Julian Ferino dos Santos (ambos de AL)
Cartões Amarelos: Saulo e Rogerinho (Fortaleza); Edno, Acleisson e Ygor (Portuguesa)
Gol: PORTUGUESA: Anderson Paim, aos nove minutos do primeiro tempo
FORTALEZA: Douglas; Dedé, Edson, Gilmak e Guto; Júlio (Bismarck), Kiko (Ticão), Coutinho e Rogerinho; Marcelo Nicácio e Saulo (Vanderlei)
Técnico: Márcio Fernandes
PORTUGUESA: Lúcio; Ediglê, Bruno Rodrigo e Thiago Gomes; César Prates, Acleisson (Ygor), Preto, Marco Antônio e Anderson Paim; Edno (Héverton) e Zé Carlos (Kempes)
Técnico: Vagner Benazzi