Superesportes

Judô brasileiro passa em branco novamente no Mundial

postado em 29/08/2009 14:27

Roterdã (Holanda) ; Dono de duas medalhas olímpicas, Tiago Camilo decepcionou no Mundial de Judô disputado na Holanda. Na manhã deste sábado, uma das maiores esperanças de medalha brasileira foi eliminada em apenas 1min58s pelo sul-coreano Kyu-Won Lee.

Em Sidney-2000, Camilo foi prata na categoria leve (-73kg). Nos Jogos de Pequim, ganhou o bronze na categoria meio-médio (-81kg). No começo deste ano, decidiu mudar de peso pela terceira vez na carreira e lutou na Holanda entre os médios (-90kg).

Na edição anterior do Mundial, realizada no Rio de Janeiro em 2007, Camilo venceu todas as lutas por ippon, foi campeão dos meio-médios e acabou eleito o melhor do torneio.

"Estou no começo de um ciclo olímpico e numa categoria nova. Sei que tenho um caminho longo pela frente e que ele não será fácil. A gente aprende no dia a dia que é preciso continuar na batalha. É uma pena ter deixado a competição desta maneira, mas o campeão é quem segue de cabeça erguida", disse Camilo.

O quarto dia de disputas pelo Mundial de Judô distribuiu mais três medalhas de ouro neste sábado. Enquanto o Brasil segue sem subir ao pódio, Colômbia, Holanda e Coreia do Sul puderam comemorar conquistas douradas no tatame holandês.

Na categoria até 90 quilos masculino, o vencedor foi o sul-coreano Kyu-Won Lee, algoz de Tiago Camilo. Na final, Lee derrotou o russo Kirill Denisov. Já os bronzes foram para o egípcio Heham Mesbah e Dilshod Choriev, do Usbequistão.
Brasileira eliminada

No feminino, a colombiana Yuri Alvear levou o ouro na categoria até 70 quilos, na qual a brasileira Maria Portela foi eliminada no segundo confronto. A húngara Anett Meszaros ficou com a prata, enquanto a japonesa Mina Watanabe e Houda Miled, da Tunísia conquistaram o bronze.

Na disputa até 78 quilos, a holandesa Marhinde Verkerk foi a campeã na final contra a ucraniana Maryna Pryshchepa. A chinesa Yi Sun e a alemã Yi Sun dividiram o bronze na categoria.

Até o momento, a ligeiro Sarah Menezes (-48kg) e a leve Rafaela Silva (-57kg) , que ficaram no quinto lugar, conquistaram os melhores resultados da Seleção Brasileira. O meio-pesado Luciano Corrêa (-100kg), o pesado Daniel Hernandes ( 100kg) e a pesada Rochelle Nunes ( 78kg) são as esperanças para a primeira medalha verde-amarela em Roterdã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação