postado em 30/08/2009 10:00
Sonhando com uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América, o Santos recebe o Fluminense, neste domingo, na Vila Belmiro, com o pensamento voltado única e exclusivamente para a vitória. A ordem no Peixe é buscar o resultado positivo a qualquer custo, diante do lanterna do Campeonato Brasileiro.
E para cumprir esta tarefa, o técnico Wanderley Luxemburgo terá alguns desfalques com relação a equipe que vinha atuando nas últimas rodadas. O treinador santista não poderá contar com o zagueiro Fabão, o volante Rodrigo Mancha e o atacante Kléber Pereira nesta partida.
Os dois primeiros receberam o terceiro cartão amarelo e o último foi expulso no empate com o Internacional e, por isso, terão que cumprir suspensão automática contra os cariocas.
Domingos deve ser o substituto de Fabão na zaga. No meio, Emerson deve fazer a sua primeira apresentação como titular, se Luxemburgo entender que o jogador está em condições físicas ideais, após ter se recuperado de uma fadiga muscular, sentida no treinamento da última sexta-feira. O garoto Alan está de prontidão e caso Emerson seja preterido, irá formar o meio-campo ao lado de Rodrigo Souto, Paulo Henrique Lima e Germano, que retorna ao time, no lugar do meia Róbson.
No ataque, André terá a função de marcar os gols do Alvinegro Praiano. "Sou um jogador de finalização e sei o que a torcida quer ver: gols. Vou procurar fazer o que a torcida quer", disse o jovem centroavante, que garantiu não estar ansioso para balançar as redes.
O atacante, inclusive, contou que gosta de servir os colegas para que eles marquem gols também. "Não sou egoísta. Se tiver algum companheiro melhor posicionado, vou tocar a bola para quem estiver melhor colocado. O importante é que os gols aconteçam e o Santos saia de campo vencedor", comentou.
Já o parceiro de ataque de André diante do Tricolor Carioca, o 'baixinho' Madson está preocupado com os recentes tropeços dos santistas em casa. "Todo o jogo que tem o nosso objetivo é vencer, mas nem sempre a gente consegue. Infelizmente não temos conseguido vencer na Vila. Agora, diante do Fluminense temos a obrigação total de ganhar. Já está na hora de acabar com essa perspectiva ruim dentro da Vila Belmiro", afirmou.
Mas para que isso aconteça, o camisa 10 do Peixe quer respeito total ao Fluminense, apesar do rival deste domingo estar na última posição do Brasileirão, com 16 pontos. "Sabemos da capacidade equipe adversária. E se torna uma partida ainda mais difícil, pois sabemos que eles estão brigando para sair da zona do rebaixamento. Temos que tomar total cuidado, já que eles vão tentar vencer para tentar sair da zona do rebaixamento", ponderou.
Mergulhado na crise, o Fluminense vem de empate sem gols com o Barueri, segura a lanterna com 16 pontos e precisa desesperadamente de um triunfo. O Tricolor porém ganhou um certo ânimo após eliminar o rival Flamengo na Copa Sul-Americana. Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, encara a partida contra o Santos como uma excelente oportunidade de reação no Campeonato Brasileiro. Como o time eliminou o Flamengo na Copa Sul-Americana, o treinador entende que vencer na Vila Belmiro pode representar se afastar da crise e recuperar de vez a confiança.
"Derrotar o Santos dentro da Vila Belmiro é uma tarefa que poucas equipes conseguem, principalmente quando o time deles tem objetivos altos, como a vaga na Libertadores, o que é o caso de agora. Portanto, um triunfo neste domingo pode representar pegar embalo necessário para começarmos a sair desta situação delicada", disse Renato Gaúcho.
Sabendo das dificuldades de se enfrentar o Santos na Vila Belmiro, o Fluminense promete ser ousado para surpreender o rival.
"O Fluminense precisa muito de uma vitória, mesmo atuando fora de casa. O empate, no momento que estamos passando, pode até somar um ponto, mas não deve ser considerado o nosso principal objetivo. Precisamos ter uma postura ofensiva, como manda a nossa maneira de atuar, e acredito que temos plenas condições de vencer", disse o atacante Roni.
O time para esta partida não foi confirmado por Renato Gaúcho. Mas a dúvida existe apenas na zaga, onde Cássio foi vetado por conta de lesão na coxa direita. Dalton é o mais cotado, mas Gum, contratado junto à Ponte Preta, pode estrear.
Ficha técnica
Santos x Fluminense
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 30 de agosto de 2009, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (FIFA-PR ) e Altemir Hausmann (FIFA-RS)
SANTOS: Felipe; George Lucas, Domingos, Eli Sabiá e Léo; Emerson (Alan), Rodrigo Souto, Germano e Paulo Henrique Lima; Madson e André
Técnico: Wanderley Luxemburgo
FLUMINENSE: Rafael, Ruy, Dalton (Gum), Luiz Alberto e João Paulo; Fabinho, Diguinho, Diogo e Darío Conca; Roni e Kieza
Técnico: Renato Gaúcho