San Juan (Porto Rico) ; Mesmo sem ser brilhante, a Seleção Brasileira de basquete masculino fez sua parte e bateu o Panamá para terminar invicta a primeira fase da Copa América. Depois de um início lento, bem diferente daquele imposto à Argentina na sexta-feira, os brasileiros chegaram à vitória por 84 x 64.
Na última sexta, o Brasil havia derrubado os arquirrivais colocando em prática um jogo envolvente e agressivo logo no início, quando abriu oito pontos de vantagem. Neste domingo, a equipe cometeu cinco "turnovers" no primeiro quarto. Faltando um minuto para o fim do período, a vantagem brasileira era de apenas um ponto: 18 x 17.
Mais concentrado e com menos erros na sequência, o grupo verde-amarelo não teve grandes problemas para impor a terceira derrota na Copa América ao Panamá, que no dia anterior havia sido atropelado pela Argentina por 88 x 50. No último quarto, a fragilidade do time panamenho era tanta que o técnico Moncho Monsalve pôde colocar todos os reservas em quadra.
Cestinha do time vencedor, Leandrinho marcou 17 pontos e só ficou atrás dos 24 do panamenho Jamar Green. Além do ala-armador, Marcelinho Huertas e Anderson Varejão colecionaram 15 tentos cada.
Garantido na segunda fase da Copa América por antecipação, o Brasil apenas ratificou sua condição de melhor plantel do Grupo B. Visando ao próximo desafio, os canarinhos têm agora um dia de descanso e só voltam à quadra na terça-feira. Serão mais quatro confrontos para seguir às semifinais, que garantem vaga no Campeonato Mundial de 2010.