Spa (Bélgica) ; De acordo com a revista inglesa Autosport, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está prestes a começar uma investigação que pode balançar a Fórmula 1. A entidade suspeita que o acidente de Nelsinho Piquet no Grande Prêmio de Cingapura de 2008 tenha sido na verdade uma manobra da Renault para auxiliar a vitória de Fernando Alonso.
Na até aqui única corrida noturna da história da categoria, Alonso selou a vitória nas primeiras voltas, quando viu Nelsinho se chocar contra o muro e provocar a entrada de um safety car. O acidente foi providencial para o espanhol porque ele havia acabado de parar para reabastecer.
Como o brasileiro perdeu o controle de seu carro sem motivos aparentes, na ocasião o caso já levantara suspeitas prontamente negadas pelo piloto. "Foi um erro meu", afirmara o jovem brasiliense, hoje já afastado da Renault. "Tomei uma estratégia diversa da de Fernando, com bastante combustível na esperança de haver uma bandeira amarela. Se eu não tivesse batido, teria me beneficiado de um safety car depois".
Apesar das garantidas de Nelsinho, a FIA não parece totalmente convencida. Um porta-voz do órgão confirmou à Autosport que iniciará uma investigação. Em todo caso, nenhum detalhe ou evidência sobre o caso foi divulgada.