postado em 31/08/2009 08:40
Recém-campeão de Roland Garros e Wimbledon, Roger Federer se tornou o maior conquistador de Grand Slams de todos os tempos no tênis. Embora admita que esteja mais "relaxado" que o comum para disputar o Aberto dos Estados Unidos, o suíço ainda tem muitos objetivos a perseguir a partir desta segunda-feira, quando estreia na competição.
A partir das 14h00 (de Brasília) desta segunda, Federer dará início à rodada masculina na quadra central do complexo nova-iorquino, a Arthur Ashe Stadium, contra Devin Britton, local que, aos 18 anos de idade, é convidado da organização e 1370º colocado do ranking de entradas.
Se o jovem adversário não parece representar um grande desafio para o líder da lista, o torneio como um todo o é, visto que ele pode entrar ainda mais para a história de duas formas: jamais um tenista da Era Profissional faturou o hexacampeonato de um major e o último a ganhar três torneios desse porte consecutivos foi o australiano Rod Laver, em 1969.
Apesar de não fugir da responsabilidade, o homem da Basileia garante que encarará o novo U.S. Open com mais tranquilidade, pois agora já diminuiu a pressão sobre seus ombros e superou, com 15 Grand Slams, o recorde de títulos de Pete Sampras. "Estou mais relaxado desta vez. Já ganhei Slams em 2009 e isso relaxa minha mente, além de me dar confiança", diz o suíço, lembrando que há uma temporada chegava a Nova York com a missão de brilhar para não fechar um ano sem taças importantes de forma inédita desde 2002.
Enquanto um eventual hexacampeonato nos EUA aumentará ainda mais a representatividade de seu nome, Federer só precisa de três vitórias para continuar como número um do mundo e se aproximar de mais uma marca: já ostenta 246 semanas no total no topo do ranking, sendo que o recordista Sampras colecionou 286.
Além do suíço, a outra grande estrela do torneio masculino que jogará nesta segunda é Andy Roddick. Principal esperança ianque, o atual vice-campeão de Wimbledon tenta seguir em boa fase por volta das 21h45, quando defende a condição de quinto cabeça-de-chave contra o alemão Bjorn Phau.
Venus e Alves também em quadra:Entre as mulheres, o destaque do primeiro dia de competições do Aberto dos Estados Unidos fica com Venus Williams. Campeã em casa em 2000 e 2001, ela promete começar a levantar a torcida às 20h00, sendo a responsável por iniciar a rodada noturna.
Mais cedo, Thiago Alves também entrará em ação para abrir a participação brasileira no último Grand Slam do ano. O paulista, que ao lado de Thomaz Bellucci e Marcos Daniel são os representantes nacionais garantidos na chave principal, testa-se ante o australiano Lleyton Hewitt na quadra Grandstand, a terceira mais importante do evento, aproximadamente às 17h30.