postado em 31/08/2009 13:30
Prestes a se transferir para o Barcelona por 3,7 milhões de euros (quase R$ 10 mi) e a se tornar o jogador mais caro da história do basquete europeu, Ricky Rubio ainda pode jogar na NBA na temporada 2009/10. Embora tenha praticamente tudo acertado com o clube catalão, o armador ainda é alvo das investidas do Minessota Timberwolves, cujo diretor, David Kahn, viajou à Europa para tentar mudar esse cenário nesta segunda-feira.Um dos destaques do último draft da NBA, Rubio foi o quinto atleta a ser escolhido, porém sua contratação pelos Wolves não pôde ser fechada devido à alta cláusula rescisória que o liga ao DKV Joventut: ; 5,6 milhões (R$ 15 mi). Por se tratar de um jovem recém-draftado, o Minessota só pode arcar com 10% desse valor, sendo que o restante quem deveria pagar seria o próprio jogador.
Com tudo isso, a chegada imediata do armador que brilhou nas Olimpíadas de Pequim à NBA parece improvável. Entretanto, o principal dirigente da franquia, David Kahn, está pela terceira vez na Europa apenas nos últimos meses para negociar com o Joventut, que segue muito seduzido pela proposta milionária do Barça. "É uma oferta bastante aceitável", classificou ao diário Marca o presidentre do time, Jordi Villacampa.
Em meio a essa grande indefinição sobre seu futuro, Ricky Rubio segue se preparando junto à seleção espanhola para o Campeonato Europeu, cujo início está marcado para 13 de setembro. "Esperava que tudo já tivesse se resolvido e agora espero que isso aconteça antes de viajar à Polônia", disse ele, em referência à sede da competição. Caso seja mesmo contratado pelo Barcelona, o armador assinaria um contrato de seis anos, porém com uma cláusula que lhe permitiria rumar para a NBA por um valor acessível a partir de 2011.