postado em 31/08/2009 16:48
O futebol pernambucano vem decepcionando neste Campeonato Brasileiro. Figurando na zona do rebaixamento, Sport e Náutico encontram na defesa um dos motivos para explicar a fraca campanha desta temporada.
As duas equipes têm as piores defesas do Brasileirão. Com 41 gols sofridos em 22 jogos, o Timbu tem o setor defensivo mais vazado, enquanto o Leão, com 40 gols tomados, é o segundo. A média das duas equipes, com isso, é de 1,8 gols levados por rodada.
Além disso, o Náutico só não foi vazado em quatro oportunidades no torneio: contra Cruzeiro, Corinthians, Goiás e Atlético-PR. Já o Sport tem ainda mais dificuldades em não levar gol, saindo de campo com a defesa invicta apenas contra Goiás e Vitória.
Mudando para outras estatísticas, que também avaliam o desempenho defensivo, o Timbu é o time com menor número de desarmes no Brasileirão com 239 bolas roubadas.
Do outro lado de Recife, o Sport é a terceira equipe mais faltosa no torneio, com 460. O líder neste quesito é, curiosamente, o líder Palmeiras, que parou o jogo em 476 oportunidades.
Depois de amargar a lanterna do Brasileirão, o Sport reagiu e, agora, com 17 pontos, é o 19º colocado. Em situação um pouco melhor, mas também na zona da degola, o Náutico está em 17º lugar com seus 24 pontos.