postado em 31/08/2009 19:02
Mesmo sem brilhar com a bola no chão, condição em que cumpriu com louvor na última temporada, o Barcelona apostou em um estilo diferente de jogo, as bolas aéreas, para vencer o Sporting Gijón por 3 x 0 na estreia do Campeonato Espanhol.
Com três gols de cabeça, provenientes de escanteios, Bojan, Keita e Ibrahimovic aproveitaram as assistências de Xavi e Daniel Alves (2) para construírem o resultado diante de um oponente que quase não atacou e se ateve ao seu campo defensivo.
A partida marcou a estreia oficial de Ibrahimovic e Maxwell no Campeonato Espanhol. Curiosamente, os jogadores estavam sendo observados por seu ex-técnico na Inter de Milão, José Mourinho, que marcou presença nas tribunas do Camp Nou e aproveitou para observar o Barça, seu adversário na Copa dos Campeões.
O jogo
Enquanto a máquina ofensiva do Barcelona, autora de 105 tentos no último Espanhol tentava abrir espaços, a alterada defesa do Sporting Gijón, que viu sua rede balançar 79 vezes em 2008/2009, se fechou completamente, e tentava evitar as investidas blaugranas.
Com os onze jogadores no campo defensivo, o Gijón se arriscava poucas vezes no ataque, e deixava o Barça dominar totalmente a posse de bola. No entanto, a missão de não levar gols foi por água abaixo logo aos 17 minutos do primeiro tempo, quando Xavi cobrou escanteio, Keita desviou no primeiro poste e o baixinho Bojan, livre, completou na segunda trave.
Mesmo em desvantagem no placar, o Sporting Gijón seguiu com sua proposta defensiva, e pouco ameaçou a meta de Victor Valdés. As únicas vezes que os visitantes chegaram a causar algum perigo, o camisa 1 não teve dificuldades para defender.
Sem conseguir criar muito devido à retranca do Gijón, o Barça só assustou aos 40 minutos, quando Bojan fez bela jogada individual pela esquerda e bateu cruzado, e a bola desviou na zaga antes de sair. Mas se não estava com sorte com a bola no chão, o time de Guardiola foi muito bem pelo alto. No escanteio seguinte à jogada de Bojan, Daniel Alves cruzou na medida e Keita cabeceou para o fundo das redes.
A superioridade do Barcelona também era evidente nos números. A equipe azul-grená terminou o primeiro tempo com 74% da posse de bola, e os visitantes só chutaram no gol em uma oportunidade.
Na segunda etapa, o panorama seguia o mesmo. Com posse de bola, o Barcelona não conseguia criar grandes oportunidades ofensivas pelo chão, e seguiu alçando bolas na área buscando Ibrahimovic, que levou perigo aos 29 minutos, cabeceando para boa defesa de Juan Pablo. Atuando pela faixa esquerda do campo, Bojan era o único que destoava dos demais, tentando dribles e jogadas individuais.
Mas o dia era mesmo de jogadas pelo alto. Após Keita mandar uma bola na trave depois de outro escanteio aos 25 minutos, os blaugranas ampliaram o placar novamente em jogada aérea. Em outra cobrança ensaiada, Daniel Alves recebeu a bola no bico da área e cruzou muito bem para Ibrahimovic mergulhar, cabecear e anotar seu primeiro gol no Campeonato Espanhol.