postado em 02/09/2009 12:43
Depois de cinco meses de indefinições, enfim Ricky Rubio definiu seu futuro nesta terça-feira, quando o Barcelona anunciou a nova contratação por 3,7 milhões de euros (quase R$ 10 mi). Explicando a decisão, o espanhol admitiu ter preferido descartar o Minessota Timberwolves no momento, mas assegurou que a franquia segue sendo sua primeira opção para 2011.Embora tenha sido draftado pelos Wolves na quinta posição, Rubio não estava conseguindo chegar a um acordo com o DKV Joventut, seu atual clube, para diminuir sua cláusula de rescisão de ; 5,6 milhões (R$ 15 mi). Tudo isso mudou, no entanto, na segunda-feira, quando o principal dirigente dos norte-americanos, David Kahn, viajou à Espanha e liberou o jogador, que inesperadamente acabou recusando a transferência à NBA.
"Ir a Minnesota era me complicar muito a vida, era arriscado", alegou o armador, que ao rumar para o Barça protagonizou a negociação mais cara da história do basquete europeu. Segundo Kahn, tudo passou a estar repentinamente acertado com o Joventut porque contratos de patrocínios ajudariam o espanhol a pagar a cláusula.
Por enquanto sem concluir o sonho de jogar nos Estados Unidos, Rubio assinou um contrato de seis anos com os blaugrana, porém tem a opção de sair para a liga norte-americana a partir de 2011. Quando esse período chegar, ele garante que os Wolves seguirão como sua prioridade, ainda que na época do draft não tenha ficado tão satisfeita com o destino (preferia o Sacramento Kings). "Agora terei um período de preparação para encarar o desafio da NBA em condições melhores. O Minnesota continua sendo a minha primeira opção e desejo defendê-lo em um futuro próximo".