postado em 03/09/2009 08:55
Tite nunca deixou de mostrar confiança em seu trabalho. Em momentos de turbulência nos meses de junho e julho, o treinador garantiu que arrumaria o time do Inter. A declaração em frente aos microfones e as câmeras foi praticamente um pedido público para seguir no comando da equipe, em uma época em que muitos pediam sua cabeça.
Ele ficou e aos poucos vai dando nova forma ao Colorado. Na quarta-feira, os gaúchos bateram o Atlético-MG por 3 x 0. No fim de semana, a vítima havia sido o Goiás, goleado por 4 x 0. A vitória sobre o Galo deu ao Inter o título do primeiro turno e encurtou a diferença em relação ao líder Palmeiras para um ponto.
"Tem um simbolismo. E é um dado estatístico, em seis de cinco edições, quem virou na frente ganhou. Porém, de todos os campeonatos esse é o mais equilibrado. O importante foi vencer e ter encostado no Palmeiras", analisou o treinador, em entrevista coletiva.
O jogo ainda teve mais um tópico importante. Após cumprir cinco partidas de suspensão, D'Alessandro voltou a atuar. O argentino estava com fome de bola, após ficar quase um mês sem o alimento que move os grandes jogadores. Ele saciou sua vontade com sua participação no primeiro gol e a marcação do segundo. Porém, para decidir o confronto, o meia teve de aguardar oportunidade, iniciando o jogo no banco de reservas.
"Ele teve grandes momentos (na temporada). E essa é a exigência sempre. Ele oscilou. O importante é recuperar rápido. O grupo tem que fazer isso também. O campeonato de pontos corridos é diferente da Copa do Brasil. Em campeonato assim, de ida e volta, os melhores trabalhos e os melhores grupos é que chegam", opinou Tite, que na sequência da resposta citou quase todos os jogadores do elenco demonstrando a força do grupo.
Os dois resultados positivos seguidos coincidem com a mudança de esquema. Após adotar durante todo o ano no 4-4-2, Tite trocou de sistema, passando a escalar o time no 3-5-2. Porém, nem tudo é uma maravilha. O primeiro tempo diante do Atlético-MG foi fraco. Abaixo das expectativas. A derrota só não ocorreu devido aos erros de finalizações do adversário. "Estamos em um processo de retomada. A equipe está procurando seu ponto de equilíbrio". Tite ainda quer mais de seu time. "A equipe tem que aprender a não se expor. Precisamos melhorar ainda. Aprender a ficar um pouco mais com a bola", complementou.
Com tantos fatos importantes ocorrendo em pouco tempo, dúvidas surgiram. Ainda sob o efeito da emoção da vitória, o comandante colorado sequer cogitou projetar o confronto contra o Avaí, no domingo. Quando poderá contar com o retorno de Taiso e, provavelmente, Alecsandro. Ainda há D'Alessandro pedindo para voltar a ser titular. Existe a dúvida sobre qual esquema utilizar. São decisões a serem tomadas por quem possui opções na mão. É o caso de Tite.