postado em 04/09/2009 16:49
Campeão olímpico e mundial dos 5000m, o etíope Kenenisa Bekele conquistou mais um importante título para a sua galeria nesta sexta-feira, ao conquistar a Golden League. Em Bruxelas, ele venceu pela sexta vez em seis etapas da competição e vai dividir o prêmio de US$ 1 milhão com Sanya Richards e Yelena Isinbayeva.
Trata-se da primeira vez que Bekele leva a melhor na competição, que está realizando a sua derradeira edição em 2009 - a partir do ano que vem, a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) irá promover a Liga de Diamante, em novo formato, com mais provas e mais etapas a serem disputadas.
Um homem não vencia a Golden League desde 2006, quando Asafa Powell se destacou nos 100m e Jeremy Wariner foi o melhor nos 400m. Curiosamente, naquele ano Bekele quase alcançou a glória, mas perdeu uma das seis etapas.
Nesta sexta-feira, Bekele foi bastante pressionado no final da prova, mas alcançou o primeiro lugar após fazer um grande esforço no final da disputa marcando 12min55s98.
Também campeão mundial e olímpico nos 10000m, o africano disse esta semana que toparia um confronto contra Usain Bolt para saber quem é o mais rápido do mundo. Como o confronto é entre um fundista e um velocista, a disputa seria realizada em uma distância intermediária, como 600m ou 800m.
"Se Usain concordar, e alguém quiser organizar isso, eu estou pronto", assegurou Bekele. O jamaicano, por sua vez, declarou que "iria bem nos 600m, mas não teria chance acima dos 800m".