Superesportes

Liedson marca na estreia e mantém esperanças da Seleção de Portugal na Copa

postado em 05/09/2009 17:27

Copenhagen (Dinamarca)- Mais novo ;brasileiro; de Portugal, Liedson estreou com o pé direito. Foi graças a um gol do ex-atacante do Corinthians e Flamengo aos 41 minutos do segundo tempo que o selecionado lusitano arrancou empate por 1 x 1 contra a Dinamarca, em Copenhagen, e seguiu na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2010.

O resultado deixa os nossos patrícios na quarta colocação do grupo 1 das Eliminatórias europeias, com 10 pontos. Já os donos da casa chegam a 17, abrem vantagem na ponta e praticamente garantem a vaga no Mundial do ano que vem.

Mesmo com a torcida contra, Portugal dominou boa parte do jogo em Copenhagen e criou as primeiras boas chances. Aos 21 minutos, Simão recebeu de Duda e bateu forte, obrigando Andersen a fazer bela defesa. O próprio Duda teve sua chance aos 33, mas também parou no goleiro.

O castigo viria aos 42 minutos, em uma rara oportunidade dos donos da casa. Bendtner recebeu cruzamento na área, dominou no peito e soltou uma bomba para abrir o placar. Simão teve grande chance de empatar logo no minuto seguinte, mas mandou para fora.

Segundo tempo

Desesperado, o técnico Carlos Queiroz apelou para a entrada de Liedson no intervalo (o ex-corintiano substituiu o meia Tiago). O primeiro lance de perigo, porém, foi dos dinamarqueses. Rommedahl aproveitou sobra da zaga e arriscou. A bola passou perto do gol de Eduardo.

Aos 17, em lance confuso na área, Liedson teve a chance de finalizar, mas não pegou em cheio na bola. Andersen afastou e ainda salvou a Dinamarca de novo na sobra, que ficou com Cristiano Ronaldo. Na base do desespero, os portugueses pressionaram até o apito final. E a estrela do brasileiro brilhou aos 41. O artilheiro do Sporting desviou escanteio de cabeça e estufou as redes pela primeira vez defendendo sua nova pátria.

Além de Liedson, o time de Carlos Queiroz contou com a ajuda da Suécia neste sábado (5/9) para seguir sonhando com a Copa. Em Budapeste, o selecionado escandinavo bateu a Hungria por 2 x 1. Mellberg abriu o placar aos oito de jogo, Huszit, cobrando pênalti, empatou para os anfitriões aos 34 da etapa complementar, mas Ibrahimovic, nos acréscimos, marcou o gol da vitória.

Com o resultado, os húngaros seguem na vice-liderança, com 13 pontos, um a mais que os suecos, em terceiro. Portugal, assim, joga a vida nos dois duelos diretos que terá com a Hungria para tentar, ao menos, chegar em segundo e ir à repescagem. Apenas o primeiro de cada uma das nove chaves da Europa garante vaga no Mundial.

Desta forma, a três rodadas do fim, o grupo 1 do torneio tem Dinamarca na ponta, com 17 pontos; Hungria em segundo, com 13; Suécia em terceiro, com 12; e Portugal em quarto, com 10.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação