Superesportes

Cinco seleções europeias podem garantir vaga na Copa. Portugal está ameaçado

postado em 09/09/2009 14:00

Cinco seleções podem carimbar seus passaportes rumo à Copa da África do Sul na rodada desta quarta-feira das Eliminatórias Europeias: Dinamarca, ponteira do Grupo 1; Eslováquia, líder do Grupo 3; Espanha, detentora de 100% de aproveitamento no Grupo 5; Inglaterra, também com sete vitórias em sete jogos no Grupo 6; e Sérvia, líder do Grupo 7, o mesmo da França.

Para chegarem à Copa de forma antecipada, os espanhóis, atuais campeões europeus e vice-líderes do ranking da Fifa, atrás apenas do Brasil, jogarão por uma vitória sobre a Estônia, em Mérida (17h de Brasília), e torcerão por um tropeço da Bósnia diante da Turquia, em Zenica.

Com tal combinação de resultados, a Espanha chegaria aos 24 pontos e não poderia mais ser alcançada pelo time bósnio, que estacionaria nos 15, restando somente mais duas rodadas.

Vingança

Quem também está bem perto de garantir vaga na próxima Copa do Mundo sem a necessidade da repescagem é a Seleção da Inglaterra. Com 21 pontos em sete jogos, o time de Fábio Capello carimbará o passaporte se empatar com a Croácia, em Londres, pois manterá quatro pontos de diferença dos rivais desta quarta-feira, que só terão mais uma partida para realizar.

Eliminados da última Eurocopa pelo time croata, os ingleses sonham com um bom resultado, mas sem falar em vingança. "Tenho certeza de que os torcedores querem que a gente vença pela vingança, mas o mais importante é saber que estaremos na Copa com um triunfo", sintetizou Beckham, que ficou no banco de reservas em amistoso contra a Eslovênia, sábado, em Wembley, mas deverá ganhar oportunidade diante da Croácia.

O técnico Fábio Capello preferiu ser irônico ao rebater as declarações de Slaven Bilic, comandante croata, que afirmou ver o time inglês sem competitividade desde a chegada do italiano à seleção. "Só digo uma coisa: obrigado, senhor Bilic. Não preciso mais motivar meus jogadores depois disso. É uma ajuda fantástica", disparou Capello.

Repescagem

Outra integrante do quinteto de seleções que poderá se garantir no Mundial de 2010 antecipadamente nesta quarta-feira é a Sérvia, no Grupo 7. Com 18 pontos contra 14 da vice-líder França, o time sérvio mandará os Bleus para a repescagem com uma vitória simples diante dos rivais, em confronto marcado para Belgrado. Apesar disso, respeito é a palavra de ordem os donos da casa.

"Temos que ficar tranquilos. Não devemos nos esquecer que a França, apesar dos recentes maus resultados, tem uma grande equipe", disse o meia Milan Jovanovic, ignorando as críticas destinadas ao time da França pelos jogadores ausentes da lista de Raymond Domenech, como Thierry Henry.

Depois de deixar o campo lesionado no empate por 1 x 1 contra a Romênia, Franck Ribéry, principal estrela da equipe campeã mundial de 1998, ainda não sabe se terá condições de entrar em campo diante da Sérvia.

Cristiano Ronaldo

Mundial sem o melhor do mundo? Enquanto sérvios, espanhóis e ingleses lutarão para terem seus passaportes carimbados nesta quarta-feira, a Seleção de Portugal pode ver enterrada definitivamente sua chance de classificação à África do Sul e, com ela, a possibilidade de a Copa contar com o futebol do atual melhor jogador de futebol do mundo, Cristiano Ronaldo.

Diante da Hungria, em Budapeste, a Seleção de Carlos Queiróz entrará em campo pensando somente na vitória. Após o empate por 1 x 1 diante da Dinamarca, com gol do estreante Liedson, os portugueses darão adeus ao Mundial da África do Sul se forem derrotados pelos húngaros, vice-líderes do Grupo 1, com 13 pontos.

A vitória de Portugal interessa definitivamente aos dinamarqueses, líderes da chave. Com 17 pontos, a seleção da Escandinávia chegará à Copa se bater a Albânia, fora de casa, e contar com os tropeços de Hungria e Suécia, que encara Malta.

A quinta vaga que pode ser sacramentada nesta rodada está nas mãos da Eslováquia. Para chegar a seu primeiro mundial, o time eslovaco precisa superar a Irlanda do Norte, fora de casa, e torcer por um empate entre Polônia e Eslovênia. A Eslováquia lidera a chave, com 16 pontos, contra 14 da Irlanda, mas com um jogo a mais para disputar.

Equilíbrio

Também merece destaque na rodada desta quarta-feira a briga entre Alemanha e Rússia pela classificação direta no Grupo 4. Com 19 pontos contra 18 dos russos, os germânicos têm a vantagem de encarar o fraco Azerbaijão em seus domínios, enquanto os russos vão a Cardiff enfrentar País de Gales, que ainda sonha com a vaga na repescagem.

No Grupo 8, a Itália, que bateu a Geórgia graças à "ajuda" de Kaladze, que joga no Milan e marcou dois gols contra, tentará consolidar a liderança e chegar aos 20 pontos contra a Bulgária, em Turim. Além de eliminar os rivais, garantirá boa distância para a Irlanda, vice-líder (16 pontos), que folga na rodada.

Garantida na Copa, a Holanda entra em campo pelo Grupo 9 apenas para cumprir tabela diante da Escócia, em Glasgow. Os donos da casa, por sua vez, precisam dos três pontos para seguir sonhando com a repescagem. A Escócia tem 10 pontos contra sete da Noruega, que encara a Macedônia, em Oslo.

Confira todos os jogos das Eliminatórias Europeias desta quarta-feira (horários de Brasília):

Grupo 1

Malta x Suécia (14h30)
Albânia x Dinamarca (15h30)
Hungria x Portugal (15h45)

Grupo 2

Israel x Luxemburgo (15h)
Moldávia x Grécia (16h30)
Letônia x Suíça (15h30)

Grupo 3

República Tcheca x San Marino (12h20)
Irlanda do Norte x Eslováquia (15h45)
Eslovênia x Polônia (15h45)

Grupo 4

Liechtenstein x Finlândia (14h30)
País de Gales x Rússia (15h45)
Alemanha x Azerbaijão (15h45)

Grupo 5

Armênia x Bélgica (14h)
Bósnia Herzegóvina x Turquia (15h)
Espanha x Estônia (17h)

Grupo 6

Bielo-Rússia x Ucrânia (14h)
Andorra x Cazaquistão (15h)
Inglaterra x Croácia (16h)

Grupo 7

Ilhas Faroe x Lituânia (13h15)
Romênia x Áustria (15h45)
Sérvia x França (16h)

Grupo 8

Itália x Bulgária (15h50)
Montenegro x Chipre (16h15)

Grupo 9

Noruega x Macedônia (15h30)
Escócia x Holanda (15h30)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação