postado em 10/09/2009 21:29
A sul-africana campeã mundial dos 800m, Caster Semenya, é hermafrodita, noticiou nesta quinta-feira o periódico australiano Sydney Morning Herald. De acordo com o jornal, os testes realizados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) apontam que a atleta tem órgãos sexuais masculinos e femininos.
Segundo o diário, Semenya não possui ovários, mas testículos internos que produzem testosterona em níveis muito superiores a outras mulheres. O Sydney Morning Herald, afirma ainda que a IAAF tentou se comunicar com a sul-africana para informar o resultado dos exames, mas não teve sucesso.
Mas segundo o porta-voz da entidade, Nick Davies, nada de conclusivo pode ser dito sobre o assunto. "Nós não vamos comentar porque ainda não sabemos de nada", afirmou. "Temos os resultados finais dos exames realizados na Alemanha. Agora eles precisam ser interpretados por um conjunto de especialistas da comissão médica da IAAF e outros peritos", completou.
Mesmo que seja confirmado o alto nível de testosterona de Semenya, ela dificilmente será penalizada com a perda de sua medalha. "Seria legalmente muito difícil tirar a sua medalha", alertou Davies à BBC no dia anterior à publicação da matéria do Sydney Morning Herald.