Superesportes

Seleção ganha alternativas

Nilmar e Daniel Alves passam a assombrar os (ainda) titulares Robinho e Elano, mas Dunga ainda sofre para descobrir o dono da lateral esquerda

postado em 11/09/2009 08:25

No laboratório contra o Chile, o técnico Dunga ganhou duas alternativas para a formação ideal do time. Com a Seleção Brasileira já classificada para a Copa de 2010 e bastante desfalcada, o treinador viu dois reservas aproveitaram a chance para assombrar os respectivos titulares. Na sofrida vitória por 4 x 2, na última quarta-feira, em Salvador, pela 16; rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o atacante Nilmar e o polivalente lateral Daniel Alves, escalado como meia-direita, mostraram condições de ameaçar as vagas de Robinho e Elano.

Na dupla de ataque suplente, com Robinho machucado e Luís Fabiano suspenso, Nilmar roubou a cena do medalhão Adriano no estádio de Pituaçu. Mesmo escalado mais fora da área que o Imperador, o ex-atacante do Internacional foi decisivo ao balançar as redes três vezes enquanto o companheiro passou em branco. Como bom centroavante oportunista, o camisa 11 marcou de primeira, de cabeça e até de rebote, em atuação muito mais brilhante que o do cada vez mais apagado dono da posição, atualmente na reserva do Manchester City, da Inglaterra.



;Eu sabia que este jogo era uma boa oportunidade de fazer gol e mostrar o meu trabalho. Todos estão querendo trabalhar, e hoje mostramos que o grupo da Seleção é muito forte;, comemorou o ;matador; Nilmar, sem se considerar nem confirmado na lista de 23 convocados para o Mundial da África do Sul. ;A Seleção Brasileira tem pelo menos cinco grandes atacantes. Ninguém está garantido na Copa. Se o Dunga confiar em mim, vou continuar dando o meu melhor;, lembrou o atacante do Villarreal, da Espanha.

Por sua vez, o curinga Daniel Alves brilhou ao ser escalado na meia-direita. Lateral-direito ofensivo, o baiano foi a surpresa na escalação, na vaga de Elano, mas não agradou somente aos conterrâneos nas arquibancadas. Só tinha sido testado uma vez na função, na conquista da Copa América, quando o titular se machucou no começo da final contra a Argentina. ;Estou aqui para ser útil, para responder a cada oportunidade que ele (Dunga) me der. Esse tem de ser o espírito;, avisa o jogador do Barcelona, da Espanha.

Daniel Alves ainda acabou o jogo em outra posição, na lateral esquerda, depois da substituição de André Santos. Foi a terceira vez que o destro acabou deslocado, depois das participações invertidas na semifinal e na final da Copa das Confederações. ;Ele é um jogador moderno, competitivo, desempenha várias funções sem perder qualidade. Quando foi necessário, jogou na dele. E quando precisei, ele se mostrou disposto a ajudar em outras posições;, elogiou Dunga.

Deserto
Curiosamente, enquanto ganha opções em duas posições, o treinador sofre com a escassez na lateral esquerda. André Santos ainda não se firmou como titular e pagou o preço da atuação insegura contra o Chile, driblado facilmente pelo ponta Sanchéz, como no lance do pênalti. O novato Filipe foi o único dos 22 convocados da lista original para os jogos contra a Argentina e oChile a não ir para o banco de reservas em nenhuma das partidas. É certamente a vaga mais incerta da Seleção a menos de um ano da Copa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação