Superesportes

Decisão sobre sexo de Semenya sai em novembro, diz IAAF

postado em 11/09/2009 09:45

Mãe de atleta posa ao lado de edição de periódico sul-africano que questiona sexo da filhaEm meio a tantas especulações envolvendo o futuro e o passado de Caster Semenya, enfim a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) divulgou um parecer oficial sobre o caso. A entidade garantiu nesta sexta-feira que ainda está revisando os testes de feminilidade aos quais a atleta se submeteu, sendo que o resultado final só deverá sair em novembro.

Durante a semana, pelos menos veículos de comunicação, a britânica BBC e o australiano Sydney Morning Herald emitiram novidades acerca de Semenya. Tendo como fonte um porta-voz da IAAF, a emissora de televisão informou que "legalmente seria muito difícil" cancelar a medalha de ouro conquistada pela sul-africana no último Mundial de Berlim; o jornal, por sua vez, adiantou que os exames apontaram que ela na verdade é hermafrodita.

Através de um comunicado oficial nesta sexta, o órgão que rege o atletismo descartou confirmar a versão do Sydney Morning Herald, mas também não a desmentiu. "Gostaríamos de enfatizar que nada disso ainda pode ser considerado como uma posição da IAAF", ressaltou, anunciando que um grupo de especialistas ainda avaliará melhor o caso e precisará de tempo para dar um parecer final. Este, na prática, só deve vir entre 20 e 21 de novembro, quando está marcada uma reunião do conselho da entidade em Mônaco.

[SAIBAMAIS]Até lá, a família de Caster Semenya segue expressando insatisfação quanto às suspeitas de que a jovem de 18 anos não seria mulher. "Essas pessoas estão doentes. São loucas", reclamou o pai da atual campeã mundial dos 800 metros rasos, Jacob, à agência de notícias AP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação