postado em 11/09/2009 22:57
A Ponte Preta entrou em uma situação 'desagradável' nesta noite de sexta-feira. Atuando no estádio Moisés Lucarelli, a Macaca derrotou por 3 x 1 o Atlético-GO e reencontrou o caminho das vitórias após três rodadas no Campeonato Brasileiro da Série B. Entretanto, o resultado beneficiou justamente o arquirrival Guarani, que manteve a vice-liderança na competição.
[SAIBAMAIS]
Os três pontos desta noite fizeram a Ponte Preta alcançar os 35 na Segunda Divisão, subindo à sexta colocação, brigando diretamente pelo acesso à elite do futebol nacional. Em contrapartida, o Atlético-GO estacionou nos 41 tentos e, ao final desta 23ª rodada, vê Guarani e Vasco permanecerem à frente na classificação.
As duas equipes retornam a campo na próxima terça-feira. Às 19h30, a Ponte Preta encara a Portuguesa, na Arena Barueri. Por outro lado, o Atlético-GO tentará a reabilitação contra o embalado Campinense, às 21h50, no estádio Serra Dourada. Também nesta sexta-feira, a Raposa de Campina Grande goleou o Ipatinga por 5 x 1.
O jogo
O destino traçou uma peça à Ponte Preta na partida diante do Atlético-GO. Precisando da vitória para se aproximar do G-4, a Macaca entrou em campo ciente de que os três pontos favoreceriam o Guarani e pressionou o adversário desde o apito inicial, especialmente pelo lado esquerdo com Vicente.
E, o próprio camisa 6 da Macaca, foi o responsável pela abertura do placar. Logo com dois minutos, Edílson cruzou da ponta direita e a zaga goiana afastou. No rebote, Vicente dominou com categoria e acertou um belíssimo chute de fora da área, sem deixar a bola quicar no chão. O jogador acertou o canto esquerdo de Márcio e fez a festa da torcida no estádio Moisés Lucarelli.
Melhor em campo e à frente do placar, a Ponte seguiu com um ritmo forte e buscando definir a partida logo na primeira etapa. Aos 12, Edílson chutou uma bomba de fora da área e a bola bateu na trave. A sobra ficou nos pés de Evando, que arrematou de primeira, isolando a bola pela linha de fundo.
O lance de brilhantismo de Vicente inspirou o Atlético-GO, que conseguiu o empate em um lance despretensioso. Após cobrança de escanteio, Juninho pegou de primeira e acertou o canto do goleiro Giovanni, em uma ocasião praticamente semelhante ao tento anotado pela Ponte Preta no início da partida.
Entretanto, a animação pelo empate não durou muito e a Ponte Preta retomou o controle da partida. Com 39 minutos, o atacante Evando fez grande jogada individual, deixou dois zagueiros no chão, e chutou para marcar o segundo gol da Macaca, contando com uma imensa colaboração do goleiro adversário.
Depois de dominar completamente o primeiro tempo, a Ponte Preta manteve o bom nível de jogo durante a etapa complementar. A rápida movimentação de Danilo Neco, Evando e Nenê no ataque complicava o sistema de marcação do Altético-GO. Dessa forma, o camisa 11 da Macaca invadiu a área e foi derrubado por Rafael Cruz.
Na cobrança da penalidade, Nenê bateu com categoria, deslocando o goleiro Márcio, e concretizou a vitória balançando as redes do Dragão pela terceira vez nesta noite de sexta-feira. Com o triunfo, o maior agradecido é o Guarani, que manteve a vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, apenas atrás do Vasco.