postado em 12/09/2009 20:00
O brasileiro Rubens Barrichello conquistou a quinta colocação no grid para o Grande Prêmio da Itália, marcado para as 9h deste domingo (13/09). O veterano está uma posição à frente do inglês Jenson Button, seu companheiro na Brawn GP. Ele tem mais combustível que o líder do Mundial, mas pode perder posições na largada se precisar trocar a caixa de câmbio.
[SAIBAMAIS]O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, conseguiu a pole com o carro mais leve do grid e deve ser o primeiro a parar para reabastecer. Como está 1,5kg mais pesado que Button, Barrichello pode ficar mais tempo na pista. O brasileiro é o piloto com mais gasolina entre os 10 primeiros no grid.
"Foi provavelmente uma das minhas melhores qualificações em Monza. Nós teríamos condição de sair na pole, mas estrategicamente tivemos que considerar o ritmo dos carros com Kers e colocamos muita gasolina. A quinta posição era o melhor que podia conseguir. Tenho confiança que estamos em uma boa posição", disse Barrichello.
O grid se desenha de forma favorável para o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari. No terceiro lugar, ele está 8,5kg mais pesado que Hamilton e 7kg mais pesado que o alemão Adrian Sutil, da Force India, segundo colocado. Por outro lado, o também finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, tem exatos 21kg a mais que o compatriota.
A 16 pontos do líder Jenson Button na tabela de classificação, Barrichello precisa administrar um problema sério. Um incêndio no final do Grande Prêmio da Bélgica danificou sua caixa de câmbio. Caso a peça precise ser trocada, o brasileiro perderá cinco posições no grid.
"Estamos conversando com a equipe sobre a minha caixa de câmbio. Eu não quero trocá-la, mas algumas pessoas querem. Eu não quero estar liderando a prova e ter um problema, e ao mesmo tempo tenho que lutar pela vitória, pois tenho condições de consegui-la", disse Barrichello. A decisão será tomada momentos antes da corrida.