postado em 13/09/2009 15:33
Depois de assombrar o mundo com a quebra de dois recordes mundiais, o jamaicano Usain Bolt competiu pela última vez no ano na tarde deste domingo. Com facilidade, o velocista cravou 19s68 e conquistou a medalha de ouro nos 200m da Final Mundial de Atletismo, disputada na Grécia.
Descontraído antes da prova realizada na cidade de Tessalônica, Bolt fingiu que estava tocando guitarra no ritmo da música do estádio e fez caras e bocas para a torcida. O britânico Marlon Devonish queimou a largada e adiou em alguns segundos a vitória do jamaicano.
Na segunda largada, Bolt partiu e ganhou tranquilamente. De sapatilhas douradas, ele controlou o ritmo dos demais e desacelerou no final. Ao cruzar a linha de chegada, olhou para o lado esquerdo em busca do cronômetro. Mesmo com um vento contra de 0,3m/s, o jamaicano alcançou o recorde do campeonato.
Com o tempo de 20s21, o norte-americano Wallace Spearmon conquistou a segunda colocação. O terceiro posto ficou com Brendan Christian, de Antígua e Barbuda, que registrou 20s65. Os oito atletas com melhor pontuação em suas provas ao longo do ano participaram da Final Mundial.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Usain Bolt venceu com direito a recorde mundial os 100m, os 200m e o revezamento 4x100m. No Mundial de Berlim-2009, o velocista rompeu as próprias marcas nas duas provas individuais e voltou a ganhar ao lado da equipe jamaicana, desta vez sem o melhor registro da história.