postado em 13/09/2009 15:37
Depois de encantar a África do Sul com seu jeito 'bonachão', o técnico Joel Santana não goza mais de tanto prestígio junto aos torcedores e dirigentes da federação local e, segundo a edição deste domingo do mais tradicional jornal do país, o Sunday Times, pode ser demitido do comando da seleção nesta segunda-feira.
A publicação informa que o presidente da Federação Sul-africana, Raymond Hack, está insatisfeito com a forma adotada por Joel Santana para formar o grupo nacional nos jogos perante Alemanha e Irlanda - derrotas por 2 a 0 e 1 a 0 e estaria pensando em levar de volta ao país um velho conhecido: Carlos Alberto Parreira.
A insatisfação do dirigente tem embasamento. Joel teria convocado os jogadores para os amistosos sem consultar seus dois auxiliares, Jairo Leal e Pitso Mosimane e tal fato não agradou o dirigente. "Chamou nossa atenção o fato de Joel ter voado solo ultimamente e isso não pode acontecer mais. Precisamos saber a maior parte dos jogadores que serão convocados", disse uma fonte ligada à Federação.
A ausência do atacante Benni McCarthy, que atua no futebol inglês e é o grande ídolo do país, também foi criticada pelos dirigentes, que não se conformam com a série de seis partidas sem vitórias dos Bafana-Bafana.
Segundo o Sunday Times, Joel será 'aconselhado' a alterar sua forma de trabalhar e a mudar sua mentalidade para os próximos jogos do time, diante de Madagascar, dia 19, em Kimberley, Noruega, dia 10 de outubro, em Oslo, e Islândia, dia 14, também em território europeu. Caso contrário, não estará no banco de reservas nestes compromissos.
O nome de Carlos Alberto Parreira, que trabalhou na seleção sul-africana antes de Joel Santana, tem ganhado cada vez mais força nos corredores da Federação e, se o atual treinador não aceitar as 'sugestões' na reunião marcada para esta segunda-feira, poderá abrir espaço para o retorno de seu antecessor já neste início de semana.