postado em 14/09/2009 14:32
'Pupilo' elogiado por Bernie Ecclestone pelo menos desde 2008, Karun Chandhok enfim receberá uma chance apropriada na Fórmula 1. Acatando as sugestões do chefe comercial da categoria, a Force India anunciou que avaliará a capacidade do indiano na próxima semana através de um simulador cedido pela McLaren.
Chandhok, que realizará os testes ao lado do suíço Neel Jani, está atualmente em sua terceira temporada na GP2 e é apenas o 18º colocado da classificação, porém já venceu duas corridas nos campeonatos passados e por isso tem recebido muito apoio de Ecclestone, que gostaria de ver um piloto indiano no grid mesmo porque o Grande Prêmio da Índia deve compor o calendário a partir de 2011.
Agora, embora o proprietário da Force India, Vijay Mallya, sempre tenha garantido que não escolherá seus corredores baseado em nacionalidades, o objetivo do britânico ficou um pouco mais próximo de ser cumprido. "Karun é como um filho para mim, pois o conheço desde quando era criança. Baseado no que ele fizer no simulador, estaria satisfeito por lhe dar uma chance", analisou à Reuters o milionário, falando sobre o aparelho que virou referência na Fórmula 1 com o banimento dos testes em pista durante a temporada.
Além de Chandhok, outro nome ligado ao país asiático terá sua capacidade medida no simulador da McLaren na semana que vem. Trata-se de Neel Jani, cujo pai é indiano. "O cara está me pedindo uma oportunidade, e não posso negar isso a ele", revelou Mallya. O piloto, de 25 anos, já foi testador da Toro Rosso em 2006 e conquistou para a Suíça o título da A1GP na temporada passada.
Prestes a serem testados, Chandhok e Jani devem, no máximo, ganhar uma vaga de reserva da Force India para o próximo ano. Isso acontece porque a equipe está satisfeita com os desempenhos de Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi. "Eles são leais e trabalham duro. A menos que eu tenha uma convincente razão para trocá-los, perguntaria a mim mesmo: 'Por que devo mudar?'", indagou-se o empresário, antes de concluir: "O único posto que tenho aberto agora é o de piloto de testes".