postado em 14/09/2009 15:15
A Stock Car poderá estabelecer domingo no Rio de Janeiro nova marca histórica ao final da sétima etapa da temporada, penúltima da fase seletiva aos playoffs decisivos. Nas seis provas realizadas em 2009, nenhum piloto conseguiu ganhar mais do que uma corrida.
Caso a alternância de vencedores seja ampliada, será a primeira vez desde a introdução dos motores V8 em 2001 que as sete primeiras provas não terão uma repetição de ganhador. Até agora, apenas o campeonato de 2007 apresentou seis vencedores em igual número de etapas.
Paulo Salustiano, Valdeno Brito, Allam Khodair, Max Wilson, Marcos Gomes e Cacá Bueno ganharam uma vez cada. Com 56 pontos ainda em jogo, apenas o líder Cacá Bueno (Red Bull), com 91, está matematicamente classificado aos playoffs. Nem mesmo o segundo colocado Marcos Gomes (RCM), com 65, tem vaga assegurada.
Desta forma, até o 13º colocado Xandinho Negrão sonha com a classificação. "Meu objetivo sempre foi andar entre os 10 melhores e alcançar os playoffs. Não fosse por alguns problemas mecânicos que sofri já estaria mais à frente na classificação. E eles ocorreram sempre quando eu estava na zona de pontos", afirma.
As atividades de pista no traçado carioca serão abertas a partir das 12h30 (horário de Brasília) de sexta-feira com a realização de duas sessões de treinos livres de 30 minutos para cada um dos dois grupos de 16 pilotos. As tomadas classificatórias estão marcadas para sábado e a corrida começará às 11 horas deste domingo.