Lima ; Mesmo contando com o time reserva e sem o técnico José Roberto Guimarães no banco, a Seleção Brasileira de vôlei feminino conquistou no domingo à noite o título do Final Four, no Peru. Na decisão, o time verde-amarelo bateu os Estado Unidos por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 25/16, 25/27 e 25/19.
A medalha de bronze ficou com a República Dominicana ; vice-campeã em 2008, ocasião na qual foi derrotada justamente pelo Brasil ;, que venceu o Peru por 3 x 0 (25/17, 25/21 e 27/25).
Na conquista verde-amarela, Regiane, com 22 pontos, foi a principal pontuadora. Adenízia marcou 15 vezes, Sassá, 14, e Carol Gattaz, 10.
Desde 13 de julho de 2008 a Seleção Brasileira não perde um título: são oito competições e oito vitórias.
No ano passado, o Brasil venceu o Grand Prix, o Final Four e os Jogos Olímpicos de Pequim. Em 2009, ganhou a Montreux Volley Masters, a Copa Pan-Americana, o Torneio Classificatório para o Mundial 2010, o Grand Prix e, agora, a segunda edição do Final Four.
Auxiliar
Único invicto na competição, o Brasil chegou ao bicampeonato com cinco vitórias e três sets perdidos. Na fase classificatória, passou pelos Estados Unidos (3 sets a 2), República Dominicana e Peru (ambos por 3 x 0). Nas semifinais, voltou a derrotar as peruanas por 3 x 0. O time foi comandado pelo auxiliar-técnico Paulo Coco ; Zé Roberto optou por ficar no Centro de Treinamento de Saquarema com as jogadoras titulares e Paula Pequeno, que volta aos treinos após contusão.
Foi a terceira vitória do Brasil sobre os Estados Unidos este ano. As duas equipes também se enfrentaram na primeira semana do Grand Prix, no Maracanãzinho. Da equipe brasileira campeã olímpica em Pequim-2008, apenas uma medalhista de ouro participou do campeonato: a ponteira Sassá, que foi a capitã em Lima.
A próxima competição da Seleção Brasileira será o Campeonato Sul-Americano, em Porto Alegre, entre 30 de setembro e 4 de outubro. Esse será o penúltimo compromisso do Brasil em 2009. A temporada será fechada em novembro, no Japão, onde acontecerá a Copa do Mundo.