postado em 15/09/2009 21:26
Devido à interdição do Canindé, foi a Arena Barueri que recebeu na noite desta terça-feira o fraco jogo entre Portuguesa e Ponte Preta. Em um duelo de forte marcação e poucas chances de gol para os dois lados, as equipes empataram por 1 x 1, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
[SAIBAMAIS]
Com o resultado, a Portuguesa chega a 38 pontos - e pode ficar mais distante do G-4 ao término da rodada -, dois a mais que a Ponte. A Macaca volta a campo na sexta, quando recebe o São Caetano. Já a Lusa fechará a rodada recebendo o Ipatinga, um dia depois.
Antes do início da partida, a torcida da Portuguesa insultava bastante o zagueiro Jean, que no Campeonato Paulista participou de um lance que definiu a classificação do Santos e a eliminação da equipe paulistana nos minutos finais da última rodada da competição. À época, o jogador inclusive foi envolvido em polêmica por supostamente beneficiar o time alvinegro.
Quando a bola rolou, os atletas dos dois times mostravam disposição nas jogadas. Fellype Gabriel disputou forte com Evando no meio-campo. Com cinco minutos de partida, a Macaca inaugurou o marcador em Barueri. Após bom passe de Danilo Neco, Evandro driblou o zagueiro e chutou na saída do goleiro. A partir daí, a tática foi se defender e explorar os contragolpes.
Os "donos da casa" então se lançaram ao ataque, mas encontravam resistência na boa defesa pontepretana. Enquanto Fellype Gabriel errava alguns passes na intermediária, o atacante Zé Carlos sofria com a forte marcação adversária. Justamente nas cobranças de falta é que a Portuguesa levava mais perigo ao goleiro Giovanni, que era eficiente nas saídas de bola.
Com Bruno Rodrigo e Thiago Gomes também bem postados na defesa rubro-verde, o poderio ofensivo da Ponte limitava-se a poucas oportunidades em contragolpe. Em contrapartida, os zagueiros da Ponte cometiam muitas faltas: em 45 minutos, quatro jogadores foram advertidos com cartão amarelo, o que levou a equipe da Lusa a reclamar com a arbitragem no intervalo do duelo.
No retorno do intervalo, os mandantes seguiram em busca do empate. Mantendo o domínio da posse de bola, o gol não demorou a sair. Aos nove minutos, Anderson Paim chutou forte, e o goleiro Giovanni espalmou. Bem colocado dentro da área, Fellype Gabriel cabeceou e igualou o placar da partida.
A partir daí, a impressão era de que o jogo ganharia em emoção, com as duas equipes lançando-se ao ataque e tentando o segundo gol. Mas o que mais se viu na Arena Barueri até o apito final foram cartões vermelhos a Deda e Zé Carlos. Além disso, chutões para o alto, pouca criatividade e segurança dos dois arqueiros, prevalecendo o empate.