postado em 16/09/2009 15:13
Embora tenha perdido espaço no Phoenix Suns com a saída do técnico Mike D'Antoni, Leandrinho Barbosa segue com o moral em alta na NBA. Nesta quarta-feira, o site norte-americano Yahoo elegeu o brasileiro o quarto melhor sexto homem da última década.
A posição de sexto jogador tem especial relevância na NBA, sendo que a cada temporada a própria liga aponta quem foi o melhor reserva entre todos os times - Leandrinho, aliás, recebeu esse prêmio em 2006/2007.
Agora, a regularidade apresentada pelo brasileiro também acabou elogiada, desta vez pelo comentarista Kelly Dwyer. Organizador da lista, ele lembrou o início ruim do jogador dos Suns em 2003 e a posterior evolução, garantindo que sua carreira "apenas ficará melhor" no futuro.
Leandrinho, que no início deste mês sagrou-se campeão da Copa América com a seleção brasileira de basquete, apresentou-se em melhor nível na NBA exatamente há três temporadas, quando colecionou médias de 18,1 pontos e quatro assistências por partida. No último campeonato, o ala-armador limitou-se a jogar 24,4 minutos a cada encontro muito em função do treinador Terry Porter. Demitido em fevereiro passado, ele foi substituído por Alvin Gentry, em mudança que favoreceu o brasileiro.
Na eleição do Yahoo, a posição de maior destaque como sexto homem coube ao argentino Manu Ginóbili, tricampeão da NBA em 2003, 2005 e 2007 com o San Antonio Spurs. Ainda à frente de Leandrinho apareceram os norte-americanos Bobby Jackson, do Sacramento Kings, e Ben Gordon, do Detroit Pistons. Curiosamente, todos os quatro primeiros colocados são ala-armadores.