postado em 16/09/2009 15:35
A primeira edição do Viva Feliz 10k Brasília, que será disputada no dia 11 de outubro, organizou uma ampla estrutura para a participação de atletas com deficiência. Com largada e chegada no Parque da Cidade - Sarah Kubitschek, a prova reunirá deficientes visuais, amputados de membros inferiores, deficientes mentais, deficientes andantes de membros inferiores, deficientes de membros superiores e deficientes de auditivos.
O deficiente visual deve obrigatoriamente correr com um atleta guia. Os dois devem estar unidos por um cordão (com um máximo de 50cm de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço. Uma cinta específica para orientação também pode ser utilizada. Durante a prova, os competidores não poderão dispensar o guia, independente do grau ou tipo da deficiência.
Os atletas deficientes andantes de membros inferiores também pode ser acompanhados por um atleta guia. Já os deficientes mentais devem obrigatoriamente correr com um guia. Neste caso específico, seja qual for o grau de deficiência, o guia não poderá ficar à frente do atleta, mas apenas atrás ou ao lado. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.
A Associação Desportiva para Deficientes avaliará clinicamente o grau de deficiência dos participantes. É obrigatória a apresentação da declaração médica original na retirada do kit do atleta. Não há cobrança de taxa para os deficientes. As inscrições seguem abertas para todos os interessados até o dia 5 de outubro (R$ 40 reais). As inscrições podem ser encerradas antes caso o limite de 6 mil corredores seja atingido.
Além da prova de 10 quilômetros, o evento também terá uma corrida e uma caminhada de 5 quilômetros. Nas corridas de 5km e 10km, os cinco primeiros colocados na categoria geral masculino e feminino receberão um troféu ou medalha especial, além da medalha de participação. Os três primeiros na categoria atletas deficientes (masculino e feminino), além das equipes com maior número de atletas inscritos no evento classificadas entre os dez primeiros, também ganharão medalhas de participação.