postado em 16/09/2009 15:59
A histórica rivalidade entre Barcelona e Madri ficou menor nesta quarta-feira. Prefeito da principal cidade da comunidade autônoma da Catalunha, Jordi Hereu deu seu total apoio à candidatura da capital espanhola a organizar os Jogos Olímpicos de 2016, cuja sede será definida em uma votação secreta em 2 de outubro.
Cidades com problemas históricos que se afloraram na época em que a Espanha era governada pelo general Francisco Franco (de 1939 a 1975), Barcelona e Madri estarão juntos para a eleição do COI (Comitê Olímpico Internacional) marcada para Copenhague.
Nesta quarta-feira, como prova da união que marca o país às vésperas dessa definição, os prefeitos de ambas as localidades se encontraram no Museu Olímpico da Catalunha. Apoiando o colega Alberto Ruiz-Gallardón, Jordi Hereu considerou a proposta da capital como "a melhor" na comparação com Rio de Janeiro, Tóquio e Chicago, as outras concorrentes.
"A força, a ilusão e o legado olímpico de Barcelona estarão com Madri em 2 de outubro. Vamos utilizá-los para convencer o mundo de que a Espanha merece reviver outra experiência olímpica", bradou Hereu, lembrando que a cidade que governa organizou em 1992 uma das Olimpíadas mais bem avaliadas da história.
Alberto Ruiz-Gallardón, por sua vez, agradeceu ao colega, dizendo que, caso a capital vença a eleição, muito disso terá relação com a ajuda catalã: "Competimos em muitos aspectos, mas agora é o momento da unidade".
O ato organizado nesta quarta-feira, definido pelo jornal Sport como uma tentativa de "irmanização" entre as regiões rivais, ainda contou com a presença de outros políticos importantes: o presidente de honra do COI, Juan Antonio Samaranchs; o Secretário do Esporte espanhol, Jaime Lissavetzky; e o vice-prefeito de Madri, Manuel Cobo. Dois esportistas nascidos em Barcelona também participaram do encontro: a tenista Arantxa Sánchez Vicário e o jogador de pólo aquático Jordi Sans.