Superesportes

Márcio e Fábio Luiz defendem liderança do Circuito de Vôlei de Praia no Piauí

postado em 16/09/2009 17:16
Atuais vice-campeões olímpicos, Márcio e Fábio Luiz chegam nesta quinta-feira a Teresina com a disposição de conservar, e se possível ampliar, a liderança do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Depois de seis etapas, a dupla que conquistou a medalha de prata nos Jogos de Pequim em 2008 comanda o ranking com 1520 pontos, contra 1480 dos segundos colocados Harley e Alison.

O cearense Márcio e o capixaba Fábio Luiz buscam o título que alcançaram pela primeira vez em 2005, ano de formação da dupla. Para cumprir o objetivo, os jogadores orientados pelo professor Ronald Rocha abriram mão da participação no último torneio do Circuito Mundial, marcado para Sanya, na China.

"Embora a premiação lá fora seja atraente, estamos focados no brasileiro. Como a data conflita com o Aberto do Recife, foi fácil fazer a opção", explica o capitão Márcio.

Recentemente, a equipe comemorou a conquista de dois novos patrocinadores, notícias muito boas para a dupla que passou por sérias dificuldades no segundo semestre do ano passado.

"Ficamos alguns meses sem apoio, depois das Olimpíadas de Pequim, e a chegada desses parceiros nos dá a tranqüilidade necessária para nos dedicarmos exclusivamente à parte desportiva", agradece Márcio.

Com os seguidos problemas de contusão que vêm afetando Ricardo e Emanuel, Márcio e Fábio Luiz são atualmente a dupla mais antiga em atividade no vôlei de praia nacional. Se depender da disposição deles, no entanto, a união completará nove anos em 2012.

"Nosso projeto é jogar as Olimpíadas de Londres juntos novamente. Disputar uma competição tão importante como essa é o sonho de qualquer atleta, e nós que já estivemos lá vamos brigar pela honra de voltar a representar o Brasil", afirma Márcio, que em 2004 foi aos Jogos Olímpicos de Atenas ao lado do então parceiro Benjamin.

Depois de Teresina, que estreia no calendário principal após receber os torneios-satélite nos anos anteriores, restarão cinco etapas até o encerramento no final de novembro em Salvador. Para efeito de classificação, haverá o descarte de um dos 12 resultados.

Ao entrar na segunda metade do campeonato, Márcio acredita que o entrosamento da dupla poderá fazer diferença. "Várias equipes que estão se reunindo agora ainda estão se conhecendo. Nesta hora, nossa experiência é uma vantagem", observa. Preocupado com a previsão do tempo nos próximos dias para a única capital nordestina que não é banhada pelo Oceano Atlântico, os atletas intensificaram a preparação física nesta semana. A temperatura poderá superar os 35 graus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação