Agência France-Presse
postado em 17/09/2009 10:37
PARIS - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, afirmou nesta quinta-feira (17/9) que a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será decidida por "um par de votos" no dia 2 de outubro em Copenhague."Será muito disputado. Será decidido por um par de votos. Dois, podem ser três ou quatro", previu Rogge duas semanas antes da votação.
"Mas pode ser que esta votação não seja a mais acirrada da história", relativizou o presidente do COI, ao lembrar que em 1993 Sydney superou Pequim por apenas dois votos e foi escolhida a sede das Olimpíadas do ano 2000.
No dia 2 de outubro, mais de 100 membros do COI com direito a voto (todos menos os envolvidos em uma candidatura por causa da nacionalidade e o presidente) escolherão entre Chicago, Madri, Rio de Janeiro e Tóquio. O relatório da comissão avaliadora, divulgado no dia 2 de setembro, fez com que Chicago e Rio virassem favoritas.
Ao ser questionado sobre a ausência de Barack Obama, que a princípio não viajará a Copenhague para apoiar Chicago, Rogge destacou que "a presença dos chefes de Estado ou de Governo é uma honra para o COI, mas não é indispensável".
"Obama me disse que a situação interna e internacional não lhe permitia viajar, mas que enviaria a melhor parte do casal", disse Rogge, em referência à presença de Michelle Obama como representante do marido.
O rei Juan Carlos I da Espanha e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmaram viagem a Copenhague para apoiar Madri e Rio, enquanto o novo primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, manifestou apoio a Tóquio, mas sem revelar se estará presente.