postado em 17/09/2009 18:10
Para ter sucesso no futebol europeu, o Fenarbahce aposta novamente em brasileiros. Na estreia na Liga Europa, o técnico Christoph Daum iniciou com cinco deles como titulares, apenas Deivid ficou fora. Mas a força verde-amarela decepcionou em Istambul e os turcos perderam de virada por 2 x 1 para o Twente, com dois gols do suíço Nkufo.
A ideia dos turcos era repetir os bons resultados do campeonato nacional na competição continental. Por isso, Roberto Carlos, André Santos, Cristian, Fábio Bilica e Alex foram titulares em uma equipe que ainda tinha o ex-são-paulino Lugano para encarar um clube que poderia ser considerado uma zebra. Mas a noite era de um suíço a favor dos holandeses.
Em um primeiro momento, os visitantes neutralizaram bem as armas dos anfitriões, que entraram em campo nervosos, abusando das faltas. André Santos, uma das principais opções ofensivas, até levou cartão amarelo no primeiro tempo. Apenas o espanhol Guiza e o turco Kazim Kazim tiveram boas tentativas para abrir o placar.
Na volta do intervalo, Roberto Carlos e Alex finalmente apareceram com arremates que levaram algum perigo à meta adversária. O lateral esquerdo veterano, contudo, foi sacado para os donos da casa ganharem mobilidade. A estratégia, no início, deu certo: aos 26 minutos, o meia turco Mehmet Topuz fez o gol do Fenerbahce.
Mesmo sem encantar como esperava sua fanática torcida, os mandantes pelo menos asseguravam os três pontos no torneio mais importante da temporada. O Twente, porém, deixou a Holanda credenciado com a melhor campanha da liga de seu país. E provou sua força nos minutos finais para surpreender o favorito do grupo H da Liga Europa.
O atacante suíço Blaise Nkufo, que já havia dado um pouco de trabalho ao goleiro Volkan Demirel no primeiro tempo, empatou aos 30 minutos da etapa final em chute cruzado que o arqueiro do Fenerbahce aceitou, deixando passar por baixo do corpo. Cinco minutos depois, Nkufo fez outro para garantir os três pontos aos visitantes.
No outro confronto da chave, Steaua Bucareste e o Sheriff, da Moldávia, empataram por 0 x 0 na Romênia, resultado que isola o Twente na liderança com três pontos. Em 1º de outubro, para pontuar pela primeira vez na Liga Europa, o Fenerbahce visita o Sheriff, enquanto os holandeses recebem o Steaua.