postado em 18/09/2009 15:14
Responsável por abrir o confronto semifinal da Copa Davis entre Espanha e Israel, David Ferrer garantiu nesta quinta-feira que não sofreria com a pressão como ocorrera na decisão de 2008, quando perdeu o primeiro ponto para a Argentina de David Nalbandian. Na entrada em quadra, o tenista cumpriu a promessa e atropelou Harel Levy em sets diretos de 6/1, 6/4 e 6/3.
Na manhã desta sexta, Ferrer já era o favorito para a partida: jogava com o apoio da torcida em Murcia e no saibro, piso sobre o qual Levy só havia disputado um torneio em toda a temporada. Como se não bastasse, o ranking (19ª posição contra 140ª do israelense) e o preparo físico (27 anos contra 31) também davam vantagem ao espanhol, que confirmou os prognósticos em 1h56.
Dominante em todos os fundamentos, o ex-top 10 foi melhor nas bolas vencedoras (29 a 23) e nos erros não forçados (19 a 33) e praticamente não tomou conhecimento do serviço do oponente, quebrado em sete de 18 oportunidades. Assim, já deixou o seu país mais próximo da segunda final seguida na competição.
Sem chances no saibro, Levy passa toda a responsabilidade agora para Dudi Sela, que desafia Juan Carlos Ferrero ainda nesta sexta-feira. Derrotado desta vez, o experiente tenista havia sido o herói israelense nas duas eliminatórias anteriores da Davis neste ano, tendo vencido o sueco Andreas Vinciguerra e os russos Igor Andreev e Igor Kunitsyn. Em ambas as ocasiões, porém, jogara em um piso rápido coberto.