Superesportes

Chegou a hora dos esportes individuais nas Olimpíadas da Cidade

Gustavo Ribeiro
postado em 19/09/2009 08:34
Além dos provas individuais, o fim de semana terá mais uma rodada dos esportes coletivos, como o vôlei masculinoPiscinas e tatames passam, a partir de hoje, a ser ocupados por atletas participantes das Olimpíadas da Cidade. As competições de natação e judô começam às 8h. Os nadadores disputam até as 12h, no Conjunto Aquático da Secretaria de Esportes, atrás do Ginásio Nilson Nelson. Já os judocas lutam o dia inteiro, até as 18h. As atividades serão realizadas no Ginásio da Candangolândia. A entrada para todos os eventos é gratuita. Amanhã, será a vez do atletismo.

Nas piscinas, serão priorizados os tiros rápidos, de 50m, para os quatro estilos. Representando todas as cidades do Distrito Federal, foram inscritos pouco mais de 300 competidores. Modalidade estreante, o judô atingiu as expectativas da organização e vai contar com mais de 560 inscritos nas 10 categorias. Cada cidade poderá contar com até dois atletas em cada uma das faixas de peso.

A disputa do atletismo, amanhã, será feita em três provas: 100m, 800m e 5.000m.

Além dos esportes individuais, o fim de semana será de rodada de futsal, basquete e vôlei, que tiveram início no sábado passado. O favorito na disputa do futsal entre os homens é o Sobradinho I, atual campeão, que folgou na rodada passada.

Para o chefe da delegação, João Rubens dos Santos, o descanso foi providencial. "Estamos disputando, também, o campeonato de Brasília e pudemos nos poupar na semana passada. Agora, começam as Olimpíadas de fato", afirma. Ele se mostra confiante para o jogo contra o Itapoã, o primeiro de hoje, às 9h, no Ginásio do Cruzeiro. "Acredito que podemos chegar entre os quatro melhores." O principal rival na briga pelo título, segundo ele, será o Cresspom, que veste as cores de Taguatinga.

Inclusão social

A cidade de João Rubens também será representada nas demais modalidades, inclusive no judô, que contará com 16 lutadores. O chefe da delegação garante que todos os escolhidos são oriundos do Projeto Esportivo de Sobradinho, ação de inclusão social. As expectativas são modestas. "Não encaramos como obrigação a conquista de medalhas. No futsal masculino e no atletismo, a meta será o pódio."

Além de promoverem o esporte, as Olimpíadas da Cidade fomentam a união nas regiões administrativas. É o caso da Estrutural, como comenta o chefe da delegação, Joaquim Batista. "A cidade se mobiliza para o evento. Não tínhamos local para treinar; agora, são seis espaços. Ainda estamos engatinhando, mas, no ano que vem, vamos dar muito trabalho", disse, em um bem-humorado alerta à concorrência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação