postado em 20/09/2009 08:10
Depois de vencer o Náutico e triunfar pela primeira vez fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Grêmio mantém o embalo para seguir sua aproximação do G-4 contra outro clube ameaçado pelo rebaixamento. Neste domingo, a equipe recebe o Fluminense, último colocado, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico.Os oito pontos de desvantagem em relação ao líder Palmeiras não assustam o Grêmio, sétimo colocado na tabela. O exemplo citado é o do próprio Tricolor no ano passado, quando foi atropelado pelo São Paulo, que estava 11 pontos atrás. Entretanto, antes de pensar em disputar o título, os jogadores querem entrar no G-4. Por isso, "Daqui para frente todos os jogos são decisões", comentou o lateral Mário Fernandes.
Após conquistar a primeira vitória como visitante na rodada passada, o elenco gremista quer manter a invencibilidade de um ano dentro do Olímpico. Na última vez que atuou em casa, ela quase foi para o espaço, com um empate nos últimos minutos contra o Vitória. A ordem no vestiário é de não errar mais, focando individualmente cada jogo.
"Estamos pensando no Fluminense. Não no que vai acontecer depois. Se a gente quer chegar a algum lugar, temos que pensar jogo por jogo", analisou Fábio Rochemback. Mesmo diante de um adversário desesperado e com somente três triunfos no Brasileirão, ninguém conta com os três pontos de maneira antecipada. Durante a semana, todos, sem exceção, enfatizaram as dificuldades de enfrentar o Fluminense.
Em campo, o técnico Paulo Autuori não faz mistérios. Sem poder contar com Maxi López, suspenso, o treinador anunciou ainda no domingo que Herrera ocuparia a vaga no ataque. Na defesa, são duas ausências, ambas nas laterais. Na esquerda, Lúcio se recupera de lesão no ombro e Bruno Collaço segue na posição. Na direita, Mário Fernandes levou pancada no tornozelo direito no treino de sexta-feira e será substituído por Willian Thiego.
Já o Fluminense chega para o confronto como pior time da competição, com apenas 18 pontos. Fora de casa, o time tenta encerrar a série de sete jogos sem vitória e se recuperar de dois desastrosos resultados nas últimas rodadas: empates com Botafogo e Náutico, que também lutam contra o rebaixamento.
"O Fluminense não vai desistir em hipótese nenhuma, pois aqui todos sabem que temos condições de evitar esse rebaixamento que muitos fora do clube dão como certo. A nossa equipe tem brio e potencial para mudar esse quadro. Estamos em evolução no nosso estilo de jogo e tenho certeza de que evitaremos a queda", disse Cuca, sem se intimidar pelo fato de atuar fora de casa.
"Estamos confiantes, mas cientes de que a realidade na tabela de classificação é a pior possível e precisa ser modificada o mais rapidamente. Por isso, temos que pontuar de qualquer maneira no Rio Grande do Sul, apesar de sabermos das dificuldades de derrotar o Grêmio. Temos que pensar que um ponto lá muda muito pouco. Mas os três nos darão outro ânimo", afirmou Cuca.
Apesar da promessa de um time ofensivo, Cuca deverá adotar o esquema 3-6-1 contra o Grêmio. Com isso, o volante equatoriano Patricio Urrutia vai poder estrear, ocupando a vaga de Alan. Isso deixaria Adeílson isolado no ataque e recuaria Diogo para formar trio de zaga com Luiz Alberto e Gum. O meia Diguinho, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Botafogo, dá a vaga a Fábio Santos.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x FLUMINENSE
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 20 de setembro de 2009 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e José Ricardo Linhares (ES)
GRÊMIO: Victor; Willian Thiego, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço; Adilson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza; Herrera e Jonas
Técnico: Paulo Autuori
FLUMINENSE: Rafael; Gum, Luiz Alberto e Diogo; Ruy, Patrício Urrutia, Fábio Santos, Equi Gonzalez, Darío Conca e Paulo César; Adeílson
Técnico: Cuca