Agência France-Presse
postado em 20/09/2009 12:14
O presidente do Real Madrid, Florentino Perez, anunciou neste domingo um orçamento recorde de 422 milhões de euros para a temporada 2009-2010, e informou que a dívida líquida do clube subiu para 327 milhões com as recentes aquisições de superestrelas como Kaká e Cristiano Ronaldo.
O Real gastou 250 milhões de euros nas contratações de Cristiano Ronaldo (94 milhões de euros), Kaká (65 milhões), o francês Karim Benzema (35 milhões) e o volante Xabi Alonso (30 milhões), entre outros.
Perez ressaltou que seu objetivo é reduzir a dívida em cerca de 200 milhões de euros até o dia 30 de junho de 2010, graças a um aumento dos lucros de 14% em relação à temporada passada.
"Estamos num momento delicado de crise mundial, mas tivemos que fazer um grande esforço para incorporar novos jogadores", justificou Perez para explicar a dívida de 327 milhões.
Ele ainda admitiu que não tomou a decisão certa ao deixar a presidência do clube em 2006, antes de reassumir o cargo este ano.
Sob a impulsão de seu presidente, Michel Platini, a UEFA acaba de anunciar uma nova política de "fair play financeiro", baseada num controle da gestão dos clubes europeus para impedir as derivas financeiras a crédito.
Perez lembrou que a massa salarial do Real representa apenas 45% de seus gastos, e anunciou um projeto de modernização do estádio Santiago Bernabéu e a criação de um parque temático perto de Madri.
O arquirrival do Real Madrid, Barcelona, também anunciou um orçamento recorde de mais de 400 milhões de euros para a temporada 2009/2010.
O Real joga neste domingo contra o Xerez, último colocado do Campeonato Espanhol, que tem um orçamento anual de nove milhões de euros.